Pesquisa:
 

Domingo, 14 Agosto 2011 11:51

NEPAL
Centenas marcham pelos direitos sexuais



Este domingo centenas de pessoas marcharam em Narayanghat por ocasião de um festival local para apoiar os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e transexuais na constituição do país.


Na cidade a cerca de 150km da capital Katmandu celebra-se o festival Gaijatra, um evento dedicado a honrar os mortos. Esta foi a primeira vez que manifestações LGBT se realizaram fora da capital, atingindo assim um público mais vasto.

Neste momento o tradicional Nepal está em processo de re-escrita da sua nova constituição, e os activistas LGBT estão a fazer todos os possíveis para que a mesma inclua os direitos das minorias sexuais. Os principais partidos políticos concordam com estas medidas, mas encontrar uma versão final da constituição que seja consensual está a ser mais complicado do que inicialmente previsto, e o texto base já deveria ter sido promulgado no ano passado.

A manifestação foi aberta por dois elefantes decorados, música e muitos saris. Também presentes cartazes com frases como "Direitos sexuais para todos os gays, lésbicas, heteros, bissexuais, transexuais, são direitos humanos".

Só recentemente o Nepal começou a abrir a sociedade para pessoas LGBT mas ainda há muito poucas pessoas nas zonas rurais que falem abertamente da sua orientação sexual ou identidade de género minoritária.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal