Pesquisa:
 

Quinta-feira, 14 Agosto 2008 01:24

EUA
Igreja Católica novamente nos tribunais por abuso de menores



A Diocese de Burlington, no estado de Vermont, da Igreja Católica Apostólica Romana, está em tribunal novamente, poucos meses depois de ter perdido um processo multi-milionário num caso de abuso sexual por um padre. Mais um homem iniciou um processo cível, alegando que ele também, foi molestado pelo mesmo padre nos anos 70. Em ambos os casos os processo legal não é contra o molestador, Padre Edward Paquette, mas sim em relação à diocese que foi acusada de negligência ao contratar uma pessoa conhecida por abusos sexuais no passado. No caso anterior a conta da Igreja Católica foi de 8.7 milhões de USD (5.8 milhões de EUR).


A defesa de Igreja no caso actual tem sido que no contexto de 1970 os conhecimentos médicos, a psicologia e o reconhecimento de abusos não eram equivalentes aos de hoje embora o advogado reconheça que "É ilegal agora, era ilegal na altura. É errado agora, era errado na altura". Mas vê as posições da diocese na altura como "erros" e não como "actos de malícia".

Por outro lado o queixoso indica que a diocese tinha conhecimento claro do historial de abusos por parte de Paquette em outros estados, incluindo uma carta de 1972 de uma diocese em Indiana em que são relatados três incidentes ao longo de seis anos. A carta também refere que há a necessidade de mudar o padre de diocese pois "o território não é suficientemente extenso, e há um risco agravado de escândalo", também indicando na carta que não deveria ser atribuída uma diocese a Paquette mas sim um posto onde "houvesse menor risco de recaída".

Além deste julgamento ainda há mais 24 casos de abuso a que a Igreja Católica terá de responder, 15 dos quais envolvendo directamente o Padre Paquete.

EUA: Igreja Católica novamente nos tribunais por abuso de menores

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal