Pesquisa:
 

Terça-feira, 14 Julho 2015 14:23

SANTA SÉ
Papa reuniu-se com activista LGBTI



Na sua visita oficial pelos países latino americanos reuniu-se com um ativista da Associação SomosGay no Paraguai.


Simon Cazal, ativista responsável pela Associação SomosGay fazia parte de uma comitiva de 1600 pessoas representantes da denominada sociedade civil. Cazal foi no entanto o único ativista LGBTI dos que receberam o convite endereçado pela Conferência Episcopal que aceitou.

No final da audiência Cazal saiu satisfeito com a postura do Papa Francisco, inclusivo e com uma perspetiva de uma sociedade que é diversificada. Disse Cazal que muitas foram as solicitações da Igreja local para encaminhar o discurso do Papa no sentido da família dita conservadora mas Francisco “distanciou-se desse discurso e destacou a diversidade”. Simon Cazal foi o primeiro ativista LGBTI abertamente casado recebido pelo Papa. Cazal casou com Sergio Lopez em 2012 na Argentina, mesmo sabendo que o seu casamento no Paraguai não tinha qualquer reconhecimento.

No Paraguai embora não seja crime a homossexualidade, as pessoas LGBTI não tem qualquer proteção legal.

O Papa Francisco tem quebrado alguns tabus da Igreja Católica e esta não é a primeira vez que se reúne com pessoas da comunidade LGBTI: em Janeiro esteve com um homem transgénero numa reunião que deixou a igreja espanhola irritada, já em Março almoçou com 90 presidiários em Nápoles dos quais 10 eram da ala LGBT. Segundo o próprio Papa estes encontros fazem parte do seu interesse pelas pessoas “marginalizadas” não só pela sociedade mas também pela instituição Igreja. No entanto o Papa também tem sido fortemente criticado recentemente por continuar a defender algumas posturas menos liberais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2015)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal