Pesquisa:
 

Sexta-feira, 14 Julho 2006 17:16

ESPANHA
Escolas vão ensinar que família gay também existe



Uma nova disciplina, chamada "Educação cívica", vai ensinar no próximo ano às crianças espanholas de 10 anos que ter duas mães ou dois pais é tão normal quanto ter uma família com um pai e uma mãe.


A disciplina, cujo último projecto foi apresentado na Comunidade Autónoma do Ministério da Educação, segundo o jornal espanhol "El Pais", responde a uma iniciativa parlamentar aprovada em 21 de junho e representa um aspecto da Lei Orgânico de Educação (LOE) que entrará em vigor em 2007.

O objetivo mais inovador da disciplina, que será obrigatória e equiparada em importância a matérias como Línguas e Matemática, é fazer com que alunos do último ano da escola primária e primeiro da escola secundária compreendam que existem vários tipos de família, inclusivé a homossexual.

"Educação cívica" já existe em outros países europeus e busca ensinar o funcionamento e o valor das instituições. Também procura impor valores morais, entre eles a tolerância e o respeito pelas diferenças como forma de convivência, incluindo o pleno reconhecimento de cada orientação sexual e identidade de género.

Esse aspecto foi rejeitado em especial pela Confederação Espanhola de Centro de Ensino (CECE), que representa os colégios mais conservadores. A instituição advertiu que fará os próprios livros didáticos como forma de contestar e ensino da nova matéria prevista pela lei.

A introdução de "Educação cívica" nas escolas é uma das principais medidas do governo do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero no campo da educação, para diminuir "a falta de democracia observada na União Européia", disse a ministra espanhola da Educação, Mercedes Cabrera

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal