Pesquisa:
 

Quinta-feira, 13 Novembro 2008 17:41

ALEMANHA
O Nobel de 1975 David Baltimore já disse estarmos longe da cura



Um cidadão Americano a viver na Alemanha, Berlim, sofria de Leucemia, e “era” também portador do vírus da imunodeficiência humana, (VIH). No sentido de procurar a cura da Leucemia, este cidadão foi submetido a uma transfusão de medula óssea.


Contudo não era uma medula qualquer. Gero Hütter, embora não seja um especialista em doenças infecciosas, sabia da existência de uma mutação numa determinada célula (CCR5), que ao ser herdada dos dois progenitores tona essas pessoas imunes a quase todas a estirpes do VIH/Sida.

Assim e com base nesse saber, Hütter entre 80 amostras de medula possíveis escolhe a nº61, aquela que era portadora do gene mutante de pai e mãe para o CCR5.

Assim o paciente foi preparado, e privado de medicação para o tratamento do VIH, e foi feita a transfusão. Porque se tencionava retomar o tratamento retroviral assim que o vírus se voltasse a manifestar, o nosso paciente esteve constantemente monitorizado, mas na verdade passados 600 dias o vírus da imunodeficiência humana ainda não voltou.

Ao silêncio científico, uma voz levantou-se, o Nobel David Baltimore, disse que aquilo que os médicos alemães demonstraram com isto foi que é possível, mas que ainda estamos longe de uma cura. Baltimore esta a trabalhar no sentido de ser possível injectar a mutação CCR5 nas células dos pacientes infectados com o VIH, e assim torna-las imunes.

Contudo este estudo está ainda longe e não teve ainda resultados positivos. Baltimore diz mesmo que estamos longe de uma cura. O seu grande objectivo é encontrar um tratamento do VIH tão fácil de ministrar como uma vacina da gripe.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal