Pesquisa:
 

Segunda-feira, 13 Agosto 2012 22:42

DESPORTO
Atleta olímpico Ji Wallace diz: sou VIH+



Ji Wallace, medalha de Prata em 2000 revelou em entrevista que é seropositivo.


O ginasta Ji Wallace, foi medalha de prata nos Jogos Olimpicos de 2000, em Sydney, sua terra natal pela sua prestação em Trampolins.

Em 2005 revela que é homossexual se bem que nunca o tenha escondido. Até então nunca tinha sentido a necessidade de falar mais publicamente sobre a sua orientação sexual até ter sido convencido por um amigo de que os atletas homosseuxais deviam falar mais da sua sexualidade publicamente.

Muda-se entretanto para o Canadá para trabalhar no Cirque du Soleil.

O seu companheiro na altura diz-lhe ser seropositivo. Primeiro Wallace não percebeu o que tinha escutado, mas depois realizou que se o seu companheiro era seropositivo então ele também o seria.

Wallace não estava, como pensa ninguém estar, preparado para receber uma noticia destas, ainda esperou que fosse um "sonho", mas ao deparar-se com os resultados diz Wallace que "parece uma bomba na sua cabeça".

Perante isto Wallace regressa a sua terra natal, Sydney, onde inicia tratamento e depois de se recusar a entrar em programas experimentais, dizendo ser demasiado saudável para isso.

Confessa contudo que o seu maior desafio foi comunicar aos pais: “Eles são de uma geração e meia antes da minha, os meus pais não estão inteirados sobre a minha comunidade ou sobre o sistema de informação atual. Tinha realmente medo em lhes dizer, porque não queria que pensassem que ía morrer dessa doença horrenda". Os medos de Wallace desapareceram quando levou os pais com ele a uma consulta e viu a expressão de medo sumir-se do rosto deles.

Presente em Londres para assistir aos Jogos Olímpicos, em particular à sua especialidade de Trampolins, Wallace teve oportunidade de ver uma entrevista em que Greg Louganis, o ex-atleta de saltos para a água que em 1995 disse numa biografia ser homossexual e seropositivo.

Wallace explica que após ter visto a entrevista não conseguiu dormir, e que a entrevista aliada ao "comming out" do jornalista norte-americano Anderson Cooper, fez que Ji Wallace escrevesse a Piers Morgan, o jornalista da CNN que entrevistou Greg Louganis.

Na mensagem não só agradece a forma como o jornalista tratou Greg, mas também a forma inteligente e sem sensacionalismos que guiou a entrevista. Também revelou que também ele, Ji Wallace, medalhado Olímpico, era portador do vírus da imunodeficiência humana, VIH/Sida.

"Revelar a minha serologia não é para mim grande coisa, mas é para muitos algo muito importante, se pensarmos que diariamente são discriminados e/ou intimidados por serem VIH+".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal