Pesquisa:
 

Quinta-feira, 13 Julho 2017 09:51

MALTA
Igualdade no casamento aprovada no parlamento com apenas um voto contra



O Parlamento de Malta passou de forma esmagadora a igualdade de casamento para casais de gays e lésbicas.


A proposta de lei foi apresentada no início deste ano pelo primeiro-ministro Joseph Muscat, um forte defensor da igualdade LGBT. Ontem a proposta foi a votos no Parlamento e aprovada quase por unanimidade neste país que é visto como extremamente tradicional e religioso, e que só em 2014 aprovou o reconhecimento legal de uniões civis de casais do mesmo sexo, praticamente igual ao casamento excepto no nome e incluindo adopção plena.

Além de abrir o casamento a casais de gays e lésbicas a legislação, tal como aconteceu em Portugal em 2010, também altera na legislação termos como "marido e mulher" e vai mais longe ao ajustar "mãe e pai" para "progenitores".

Apenas um dos 67 deputados votou contra a lei: o deputado nacionalista Edwin Vassallo, embora o seu próprio partido tenha votado a favor da lei. E não é de admirar: em 2015 mais de 60% da população estava a favor desta alteração legal neste país que mudou de mentalidades rapidamente, basta recordar que em 2012, 52% eram contra.

Malta tem ainda leis restritivas no que toca a reprodução medicamente assistida, mas o governo já anunciou que tem planos "para breve" de alterar a situação.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal