Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 13 Julho 2016 12:59

PORTUGAL
Novidades no Queer Lisboa e Queer Porto deste ano



Queer Lisboa 20 e o Queer Porto 2 apresentam alguma da sua programação em jeito de teaser.


Absolutely Fabulous

O Queer Lisboa 20 tem como garantida a estreia nacional do muito aguardado filme Absolutely Fabulous: The Movie, a adaptação ao cinema da mediática série de culto britânica, trazendo assim para o grande ecrã as aventuras da dupla Eddy (Jennifer Saunders, criadora da série) e Patsy Stone (Joanna Lumley). O filme vai ter honras de abertura do Queer Lisboa 20, a 16 de setembro, e de encerramento da segunda edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, no dia 8 de outubro, no Teatro Municipal Rivoli.

Queer Lisboa 20

Em 2016, o Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, assinala 20 anos de existência, de 16 a 24 de setembro, com uma edição especial que contemplará uma ampla retrospetiva da obra de Derek Jarman, um dos nomes maiores da história do cinema queer, na Cinemateca Portuguesa. Além das suas obras mais emblemáticas, como Edward II ou The Last of England, serão ainda dadas a conhecer, pela primeira vez em Portugal, algumas recém-descobertas e restauradas curtas-metragens em Super 8, inclusivamente com a exibição de um título inédito, um documentário experimental sobre o grupo escocês Orange Juice. Esta retrospetiva servirá ainda de mote para refletir sobre a cultura punk, pós-punk e o cinema experimental britânico, colocando a obra de Jarman em diálogo com a de outros realizadores, como John Maybury, John Scarlett-Davis e Cerith Wyn Evans. Ao todo serão exibidos mais de 40 títulos, entre longas e curtas-metragens, naquela que é uma das maiores mostras alguma vez dedicadas a Jarman.

A propósito desta retrospetiva, terá ainda lugar na Cinemateca Portuguesa um debate com a presença de importantes figuras ligadas à obra de Derek Jarman, nomeadamente James Mackay, produtor de alguns dos filmes mais importantes do cineasta britânico, Keith Collins, antigo parceiro de Jarman e ator em alguns dos seus filmes, o realizador John Scarlett-Davis – um dos nomes centrais do cinema experimental britânico dos anos 1980 -, e William Fowler, programador do BFI – British Film Institute.

Queer Porto 2

Em jeito de celebração dos 25 anos do artigo da ensaísta norte-americana B. Ruby Rich, na Sight & Sound, onde a autora cunhou o termo “New Queer Cinema” para definir uma nova linguagem cinematográfica que surgiu em inícios da década de 1990 e que veio alterar o paradigma da representação de temáticas queer no cinema, foi preparado para a segunda edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer (que se realizará de 5 a 9 de outubro no Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, malavoadora.porto e Galeria Wrong Weather) uma retrospetiva dedicada ao New Queer Cinema, com alguns dos filmes mais representativos deste movimento que dominou a primeira década dos anos 1990 e veio a alterar para sempre o panorama do cinema independente americano.

Integram esta retrospetiva os títulos emblemáticos Mala Noche (1985), primeira longa-metragem de Gus Van Sant, The Living End (1992), de Gregg Araki, Poison (1991), de Todd Haynes, Go Fish (1994), de Rose Troche, The Watermelon Woman (1996), de Cheryl Dunye, e Swoon (1991), de Tom Kalin.

Esta segunda edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer contará com a presença do realizador Tom Kalin, numa master class na malavoadora.porto sobre a evolução das estéticas e narrativas do cinema queer. A Retrospetiva New Queer Cinema promete ainda algumas surpresas, nomeadamente uma colaboração com diversos artistas do Porto, a serem anunciadas em setembro próximo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal