Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 13 Julho 2014 20:29

AUSTRÁLIA
Campeão olímpico assume a sua homossexualidade



Ian Thorpe, 31 anos e vencedor de 9 medalhas olímpicas, revelou numa entrevista que é gay.


Na última vez que havia falado sobre os rumores sobre a sua sexualidade em 2012, Thorpe afirmou: “Para que conste, não sou homossexual e todas as minhas experiências sexuais foram heterossexuais. Sinto-me atraído por mulheres, adoro crianças e espero ter uma família um dia.” Agora, numa entrevista na televisão a Michael Parkinson, a estrela da natação diz claramente que, apesar de ter tido namoradas no passado, é homossexual.

Michael Parkinson questionou: "Você sempre disse que não é homossexual ... é verdade ou não?" Ao que o antigo nadador olímpico respondeu: "Eu não sou heterossexual". E explica: "Parte de mim não sabia se a Austrália queria que o seu campeão fosse gay [agora] Eu estou dizendo ao mundo que eu sou.".

Fonte de inspiração

Sobre este assunto, a estrela do mergulho Matthew Mitcham, e abertamente homossexual, disse ao Australian Daily Telegraph: “Eu consigo compreender o quão difícil todo este processo deve ter sido para ele. Espero que este processo lhe traga alguma paz e que a imprensa e o público o apoiem e lhe mostrem o respeito que me deram a mim em 2008. O público e a imprensa australiana tem uma oportunidade excelente de fazerem do Ian um exemplo para as crianças que estão na mesma posição que ele.”

Já Rodney Croome, diretor da Australian Marriage Equality afirmou “Por toda a Austrália há milhares de pessoas a tomarem consciência da sua sexualidade que se vão sentir inspiradas por Ian Thorpe. Vão vê-lo como alguém que lutou como ele lutou, mas que ultrapassou esses obstáculos. Vai salvar vidas.” Croome diz que espera que a comunidade australiana aprecie a confiança que Thorpe estava a depositar nela. Justin Koonin, da NSW Gay and Lesbian rights, concorda que a revelação irá encorajar outros a sairem do armário. Salientou também que as estatísticas mostram que as taxas de suicídio e depressão entre as pessoas LGBT é mais alta do que na restante comunidade. “Não é porque se sentem atraídos por pessoas do mesmo sexo, mas sim devido há discriminação que sofrem, e por não se sentirem confortáveis em serem quem são. Há medida que mais figuras públicas se sentem confortáveis a assumir isso… espero que diminua o peso da discriminação.” Disse que espera que um dia uma história destas já não seja noticia.

Um atleta notável

Durante a sua carreira, Thorpe ganhou 9 medalhas olímpicas, cinco de ouro, três de prata e uma de bronze, para além de 11 títulos de Campeonatos Mundiais e 10 medalhas de ouro dos jogos da Commonwealth.

A homofobia nos media e sociedade

No entanto, comentários do jornalista desportivo Brian Taylor ao facto da equipa de Harry Taylor o ter carregado em ombros, em comemoração do seu 150º jogo demonstra que ainda há muito a ser feito. O comentador desportivo disse “Estou aqui à espera do jogo, e acabei de ver esta porcaria que o Harry fez – ele é um grande maricas.” Brian Taylor acabou por pedir desculpa pelos seus comentários, e já foi revelado que vai ter aconselhamento e educação pelo seu "mau erro de julgamento".

Este tipo de comentários casuais, e a reação dos colegas do comentador, demonstram que a homofobia ainda está presente nas salas de estar, nos escritórios, nos bares, nos estádios, e também num canal de televisão.

O desporto como forma de inclusão

O fundador dos Sydney Convicts (clube de rugby gay inclusivo) disse “Isto é a raiz do problema neste país. Os comentários do Brian Taylor indiciam que o que o Harry Taylor fez foi algo que denota fraqueza e falta de masculinidade. Esta homofobia casual tem consequências negativas e um impacto. É óbvio o porquê que muitos atletas só revelam a sua homossexualidade quando se reformam. Há uma perceção clara que isto vai prejudicar a sua carreira."

AUSTRÁLIA: Campeão olímpico assume a sua homossexualidade

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal