Pesquisa:
 

Terça-feira, 13 Março 2007 13:11

EUA
Jornalista da CNN revela que foi abusado por um padre aos 14 anos



"Fui vítima de abuso sexual aos 14 anos. Os abusos decorreram durante três anos. Esperei 20 anos para ganhar forças e colocar o meu abusador atrás das grades." É desta foram que começa o testemunho de Thomas Roberts, pivô da cadeia internacional CNN que acusou um padre católico de o ter molestado sexualmente. Na semana passada, o padre Jeff Toohey foi condenado por um tribunal de Baltimore a 18 meses de cadeia.


O processo surgiu após o pivô da CNN ter relatado à sua mãe o que lhe aconteceu no colégio católico privado de Baltimore. No relato (disponível em www.cnn.com/2007/US/03/09/roberts.btsc/index.html ), Thomas Roberts escreve que após a condenação do padre, decidiu contar publicamente a sua história: após o divórcio dos pais, em meados de 1980, Thomas Roberts foi colocado na escola católica. "Mas, com a minha família dividida, fiz a minha vida na escola. Depois de começarem os abusos, a escola tornou-se numa prisão", relata o jornalista.

O pivô descreve ainda a angústia que sentiu ao contar aos pais o que lhe estava a suceder: "Vi-me numa armadilha. Os meus pais ficariam escandalizados se soubessem que o divórcio colocou o filho em risco de ser sexualmente abusado e que o abusador era o capelão da escola e um padre admirado". Depois recorda o problema da credibilidade das suas palavras: "A escola nunca acreditaria em mim, pensei, e receei a expulsão se contasse que tinha sido abusado".

Na passada semana, Thomas Roberts enfrentou o seu abusador no tribunal de Baltimore. "O padre Jeff viveu 20 anos no meu silêncio", disse o jornalista ao juiz, acrescentado: "Agora, já sou suficientemente velho e forte para lutar pelo jovens que você abusou", declarou perante o juiz e o júri.

Além de ter dado a cara em tribunal, Thomas Roberts, assim como a sua mãe, Michele Roberts, relatou o seu passado perante as câmeras da CNN. O vídeo da reportagem "Os pecados do padre" pode ser integralmente visualizado na Internet em www.cnn.com/video/player/player.html?url=/video/bestoftv/2007/03/08/cooper.sins.of.the.father.tease.cnn .

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal