Pesquisa:
 

Quinta-feira, 13 Fevereiro 2014 17:16

RÚSSIA
Faz-se história para as mulheres e para as lésbicas em Sochi



Daniela Iraschko-Stolz leva para casa a medalha de prata em saltos de esqui e talvez não fosse notícia para o Portugalgay.pt se não houvesse um pequeno detalhe...


Foram precisos 90 anos para as mulheres ganharam o direito de saltar de esqui nos jogos olímpicos, uma guerra judicial que teve início em 1924. Quase 100 anos depois Sochi torna-se o palco da luta das mulheres mas também das pessoas LGBT. Das mulheres porque os saltos de esqui que agora são permitidos pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, só o são a nível individual da colina baixa, enquanto que os homens tem acesso além dos saltos por equipas à colina alta.

E foi na colina normal que 30 mulheres já saltaram e bastou um dia para ser encontrada a primeira campeã olímpica de sempre nesta modalidade.

E se as mulheres estão de parabéns, as mulheres lésbicas também: Daniela Iraschko-Stolz é a protagonista. Daniela Iraschko-Stolz, atleta Austríaca e abertamente lésbica leva para casa a medalha de prata tendo sido batida pela saltadora alemã Carina Vogt que levou o ouro. Coline Mattel da França ficou em terceiro levando consigo o bronze.

Sochi está a ficar marcada pelas polémicas.

Não bastava que o presidente da Rússia, Putin tivesse dito que os atletas e visitantes gays seriam bem-vindos a Sochi desde que "deixassem as crianças em paz". As coisas ficaram ainda mais complicadas quando Putin e a medalha de ouro nos 3000 metros em pista de gelo, Ireen Wust, foram fotografados num abraço. A questão é que Ireen Wust é uma mulher abertamente bissexual e o abraço não ficou muito bem visto por muitas pessoas LGBT e, provavelmente, por alguns legisladores Russos. Será que Putin poderá ser processado por apoiar uma pessoa abertamente homossexual? A ver vamos...

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal