Pesquisa:
 

Segunda-feira, 12 Dezembro 2011 19:35

NORUEGA
Recusado asilo a homem gay iraquiano, conselho: "que seja discreto"



O Supremo Tribunal aceitou que Azad Hassan Rasol era gay e que os homens gays no Iraque estão em risco, incluindo o risco de serem mortos, mas decidiu que Rasol 'devem cumprir as normas socio-culturais do Iraque".


Rasol é curdo e as autoridades de imigração afirmaram que os riscos para os homens gays na Região do Curdistão são "muito diferentes" do resto do Iraque e que ele pode obter proteção das autoridades da região autónoma na fronteira com Irão e Turquia.

Seu advogado, Jon Ole Martinsen, disse que, "Na prática isso significa que terá de esconder a sua orientação sexual, pois se for descoberto, estará em perigo de ser perseguido."

Rasol teme ser assassinado pelos seus familiares. No mês passado, foi relatada uma invasão da polícia a uma festa gay em Kalar, uma pequena cidade no Curdistão, onde foram detidos 25 homens.

Em setembro, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (OHCHR) e da Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque (UNAMI) divulgou um relatório que dizia que os ataques a LGBT no Iraque continuaram em 2010.

Rasol tem um relacionamento com o norueguês Odd Arne Henriksen desde que se conheceram em 2006. Henriksen disse que se Rasol for enviado para o Iraque ele iria com ele. "Na nossa família nós não desistimos facilmente. Mantemo-nos firmes até ao final", disse.

Rasol veio para a Noruega há dez anos, fala razoavelmente a língua local, trabalha numa cantina na sede da Telenor e tem muitos amigos.

No ano passado, numa decisão histórica, o Supremo Tribunal britânico, num caso envolvendo um camaronês e um iraniano, decidiu que a requerentes de asilo por orientação sexual não pode ser dito para "irem para casa e serem discreto".

O caso irá agora para o Supremo Tribunal da Noruega.

Nos últimos dois anos, 40 dos 52 pedidos de asilo por orientação sexual foram rejeitados de acordo com dados oficiais do governo norueguês.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal