Pesquisa:
 

Segunda-feira, 12 Novembro 2007 18:57

PORTUGAL
Testes rápidos para detecção do vírus da sida



Novos testes rápidos de detecção da infecção por VIH, em divulgação em Portugal, vão permitir um diagnóstico da doença em minutos, num processo semelhante a um teste de gravidez, mas sem recolha de urina, disse um especialista.


Os testes, apresentados ontem no âmbito da XI Reunião sobre Infecção por VIH/Sida, que decorreu durante todo o dia no Estoril, poderão resolver a grave situação de sub-diagnóstico que actualmente se verifica em Portugal, disse José Vera, do núcleo de Estudos VIH/Sida da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, lembrando que “há um sub-diagnóstico da infecção em todos os países europeus”, e “em Portugal a sida diagnostica-se pouco e tardiamente. As pessoas apenas contactam o médico quando apresentam sintomas associados”, acrescentou o médico, frisando que o diagnóstico tardio aumenta o risco de mortalidade e a hipótese de infecção de outras pessoas, já que o próprio doente desconhece a sua situação.

Em Portugal estima-se haver 20 mil casos de infecção diagnosticados, mas o número de doentes por diagnosticar deverá ser duas a três vezes superior. Os novos testes estão em território nacional desde o início do ano, mas ainda a ser divulgados, já que é necessária formação dos profissionais de saúde. Permitem fazer o diagnóstico em espaços que não dispõem de laboratórios, como unidades móveis de saúde e centros de saúde. “Não é necessária maquinaria, e por isso os testes podem ser feitos numa simples consulta ou pela equipa de enfermagem num centro de saúde. No processo habitual entre consulta, requisição dos testes, envio para o laboratório e apuramento dos resultados, em qualquer momento a pessoa pode desaparecer e o processo ser interrompido”, precisou. Com o novo método “aumenta a acessibilidade ao diagnóstico e na primeira abordagem a uma pessoa pode fazer-se o teste de imediato”.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal