Pesquisa:
 

Quarta-feira, 12 Outubro 2011 15:35

EUA
Frank Kameny pioneiro no movimento de direitos LGBT faleceu aos 86 anos



Frank Kameny, que se tornou um pioneiro no movimento de direitos LGBT depois de ser demitido de astrónomo para governo em 1957 por ser gay, morreu em sua casa em Washington.


Kameny estava com a saúde debilitada e morreu com complicações cardíacas.

Frank Kameny fez o seu doutoramento em 1956 e no ano seguinte foi contratado pelo estado como astrónomo durante apenas cinco meses. Foi informado de que o governo federal sabia que ele era homossexual, foi demitido e banido de qualquer emprego federal.

Mas Kameny não ficou parado. Perante a situação reclamou junto da agência que o demitiu, depois recorreu ao Congresso e, mais tarde, à Casa Branca. Abriu um processo nos tribunais que perdeu em duas instâncias inferiores até que em 1961 apresentou o caso ao Supremo Tribunal dos EUA. O caso foi recusado mas é reconhecido como o primeiro processo civil apresentado nessa instância com base na orientação sexual. Após a decisão co-fundou a Sociedade Mattachine de Washington, que defendia a igualdade de direitos para gays e lésbicas.

Em 1965, Kameny e 10 outros foram os primeiros a realizar um protesto pelos direitos dos homossexuais em frente à Casa Branca e mais tarde no Pentágono e em outros locais.

Em 1968 criou o slogam "Gay is Good" para combater o negativismo com que eram vistos gays e lésbicas.

Em 2009 recebeu um pedido formal de desculpas por ter sido demitido exclusivamente com base na sua orientação sexual. O pedido foi emitido pela agência que gere a contratação de civis ao nível federal e que é dirigida neste momento por John Berry, que é abertamente homossexual.

Em 2010 foi um dos primeiros a beneficiar da lei de igualdade do casamento para gays e lésbicas na capital, nesse mesmo ano foi inaugurada a rua "Frank Kameny Way" na cidade.

Ele era presença regular na Casa Branca e estava na primeira fila durante a cerimónia de assinatura em 2010 por Barack Obama do fim da lei Don't Ask Don't Tell que proibia pessoas abertamente homossexuais nas forças armadas.

EUA: Frank Kameny pioneiro no movimento de direitos LGBT faleceu aos 86 anos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal