Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 12 Setembro 2007 01:21

EUA
Human Rights Watch pede a Schwarzenegger que aprove lei sobre casamento gay



A organização Human Rights Watch (HRW) pediu ao hoje ao governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que legalize o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado.


Segundo a entidade, o ato asseguraria "os direitos humanos básicos a todos os californianos".

Schwarzenegger, que em 2005 já vetou um projeto de lei similar, tem até 14 de outubro para sancionar ou não a chamada Lei de Proteção da Liberdade Religiosa e do Casamento Civil, disse a HRW num comunicado emitido nesta terça-feira.

A aprovação do governador mudaria a legislação em vigor atualmente na Califórnia, que define o casamento como "uma união entre um homem e uma mulher" e cujo texto passaria ser mais neutro, definindo a instituição como "uma união entre duas pessoas".

A HRW enviou uma carta a Schwarzenegger, na qual pede a ele que aproveite esta "segunda oportunidade de fazer o certo" e estenda o casamento civil aos casais homossexuais.

A organização também solicitou ao governador californiano que não discrimine os casais homossexuais e que sancione a lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, conferindo a elas os mesmos direitos dos quais gozam os heterossexuais unidos no matrimônio.

"O direito ao casamento é um direito humano básico", disse Boris Ditrich, responsável pelo programa de direitos de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais da Human Rights Watch, na carta enviada a Schwarzenegger.

A organização espera que o ex-ator de Hollywood não vete a iniciativa, uma vez que o texto já foi aprovado, com pelos deputados e senadores do estado da Califórnia.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal