Pesquisa:
 

Sexta-feira, 12 Agosto 2005 00:57

PORTUGAL
Edição portuguesa do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica Disponível em breve em Portugal



Os portugueses vãodispor do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, publicado por Bento XVI, em 28 de Junho último, editado pela Gráfica de Coimbra, em distribuição a partir de 22 do corrente, também numa edição de bolso, mais cómoda e económica. Essa síntese do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1992 por João Paulo II, foi pedida por bispos de todo o Mundo e confiada ao então cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação da Fé.


Não é um novo Catecismo da Igreja Católica, mas um compêndio, em linguagem dialogante, alimentada por 598 perguntas e respostas.

O capítulo que levantou mais reacções foi o dos 10 mandamentos. Desde a proibição da "idolatria, agnosticismo e ateísmo prático", chega-se ao mandamento de "honrar pai e mãe", no qual se defende a família como "célula originária da sociedade humana" e que o Estado deve "respeitar, proteger e favorecer a verdadeira natureza do casamento". O quinto mandamento "não matar" assinala a proibição do aborto, do suicídio e da eutanásia, exige a protecção do embrião e contempla a desobediência civil quando as leis se opõem à ordem moral. Considera ainda imoral a fecundação artificial. Reconhece também o direito à legítima defesa e sublinha que, na sociedade actual, a pena de morte não faz sentido. Sobre o uso da força militar, recorda que só é justificado em certas condições "certeza de um dano rápido, duradouro e grave; ineficácia de qualquer alternativa pacífica; fundadas possibilidades de sucesso; ausência de males maiores, tendo em conta a actual potência dos meios de destruição". No sexto mandamento, exorta-se os fiéis a evitar "adultério, masturbação, fornicação, pornografia, prostituição, violação e actos homossexuais".

Vale a pena consultá-lo como guia da orientação doutrinal e moral de quem deseje estar en comunhão com a Igreja.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal