Pesquisa:
 

Terça-feira, 12 Abril 2005 00:59

SANTA SÉ
Protestos contra cardeal norte americano



O cardeal Francis Law, arcebispo emérito de Boston, obrigado a demitir-se desta diocese, em 2002, após a acusação em tribunal de ter protegido durante 19 anos, um padre pedófilo, celebrou ontem na Basílica de S. Pedro, a quarta das missas novendiali, rezadas durante os nove dias a partir do dia do funeral do papa. Durante a missa celebrada no altar-mor da Basílica de S. Pedro, sobre a cripta onde jazem os restos mortais de João Paulo II e na presença de dez cardeais e mais de mil fiéis e peregrinos, o cardeal Law dedicou a homília à vida e figura do Santo Padre e à do seu secretário pessoal. "Aproximemos os nossos corações do de D. Stanislaw Dziwisz que durante quatro décadas serviu fielmente o Papa. Rezemos por ele e pelo nosso Papa, para que possa participar desde já do eterno repouso dos beatos". Palavras recebidas com um enorme aplauso, que não apagou todavia a polémica à volta do facto de ter sido o cardeal Law o sacerdote escolhido para presidir à missa de sufrágio. "É inaceitável que o Cardeal Francis Law tenha um papel tão importante neste momento de passagem, de poder transitório da Igreja. É o cúmulo ter sido ainda escolhido para fazer sermões durante estes nove dias de luto. É absurdo", declarou ao DN, na Praça de S.Pedro, Barbara Blaine, americana, natural de Chicago, presidente da Associação de Sobreviventes de Vítimas Violentadas por Padres (SNAP).


«"O cardeal Law, após a demissão foi 'recompensado', com a nomeação para prior de uma das quatro basílicas de Roma, a de Santa Maria Maior. Cometeu um pecado gravíssimo, ao ter escondido durante 19 anos, os abusos sexuais de alguns sacerdotes da sua diocese de Boston", declarou Barbara Blaine. "Eu própria quando tinha 12 anos fui várias vezes violentada por um sacerdote. Hoje não podemos mais ficar calados, diante do sofrimento e vergonha do que passámos", continua, anunciando que dentro dos próximos dias, chegarão a Roma centenas de americanos, escandalizados e chocados com esta missa.

«A SNAP, da qual é presidente, é composta por 55 000 membros, residentes em 55 cidades americanas. "Viemos para gritarmos ao mundo as nossas experiências vividas. O cardeal Francis Law faz parte dos 115 eleitores para o novo papa, espero apenas que ninguém lhe dê ouvidos", salienta.

«Blaine considera que "todos somos pecadores, mas Law foi condenado pela justiça americana, por ter escondido do conhecimento público e de Roma, as tendências pedófilas de um sacerdote da sua paróquia. Como punição apenas se decidiu mudá-lo com mais frequência de paróquia. Para uma missa fúnebre de um Papa que nós todos já consideramos santo, entre 160 cardeais, podia ter sido escolhido um outro", disse a americana.

«O cardeal Law que participará no conclave no qual será eleitor e candidato, foi acusado e condenado pela opinião pública americana e mundial, durante o processo judicial contra um dos seus sacerdotes, o padre Gheogan, condenado a prisão por 130 casos de violência sexual sobre menores.»

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal