Pesquisa:
 

Domingo, 12 Março 2006 23:59

EUA
Aborto divide americanos



Cinquenta e dois por cento dos norte-americanos consideram que o aborto deve ser legalizado na maioria dos casos, enquanto 43 por cento sustentam que devia ser proibido, de acordo com um inquérito hoje divulgado, avança a Lusa.


Apenas 19 por cento dos consultados no estudo realizado pelo Instituto Ipsos considera que a Interrupção Voluntária da Gravidez (IGV) deve ser legalizada em qualquer situação.

Dois terços dos militantes do Partido Democrático, na oposição, que participaram na sondagem, consideraram que o aborto devia ser legalizado, enquanto dois terços dos republicanos afirmaram que devia ser proibido.

Relativamente à crença religiosa, dois terços dos evangélicos disseram que o aborto devia ser ilegalizado em todos os casos, assim como 54 por cento dos protestantes, contra metade dos católicos.

A chegada de dois novos juízes conservadores ao Tribunal Supremo faz temer que possa ser anulado o reconhecimento do direito ao aborto, resultante de uma decisão judicial de 1973, no processo «Roe versus Wade».

O facto de o Supremo estar conotado com a direita coincide com várias medidas legislativas nos Estados norte-americanos para proibir ou restringir a IGV.

Em 2005, os Estados aprovaram 52 medidas para restringir o aborto, segundo o centro privado Guttmacher Institute.

Entre os casos mais recentes, conta-se o do Estado do Dakota do Sul que ilegalizou, este mês, o aborto em praticamente todos os casos, decisão que contradiz a sentença «Roe versus Wade» e que podia ser revista pelo Supremo se qualquer indivíduo ou instituição decidisse denunciar a sua legalidade.

Os analistas políticos vaticinam que o aborto se converterá num dos temas centrais nas próximas eleições ao Congresso, em Novembro próximo.

O estudo do Instituto Ipsos questionou 1.001 adultos, entre 28 de Fevereiro e 2 de Março e tem uma margem de erro de três por cento

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal