Pesquisa:
 

Sexta-feira, 12 Janeiro 2007 11:09

SIDA
Os Doentes Infectados Por VIH Reagem Bem Após Uma Cirurgia



Num estudo recente, os investigadores propuseram-se a observar as práticas cirúrgicas levadas a cabo em doentes infectados e não infectados por VIH. O Dr. Michael Horberg e os seus colaboradores analisaram os registos de 332 pacientes positivos para o VIH, que foram submetidos a cirurgias entre os anos de 1997 e 2002. Durante esse período, os cocktails de fármacos anti-retrovirais começaram a ter uma utilização generalizada.


Horberg, que estuda pacientes infectados por VIH no grupo de trabalho Kaiser Permanente nos hospitais da Califórnia, quis saber como é que os pacientes infectados com VIH e sob terapêutica anti-retroviral reagiam após uma intervenção cirúrgica. Ele compara-os com pacientes não infectados, da mesma idade e sexo, que foram submetidos às mesmas intervenções cirúrgicas. O estudo documentou que, no geral, os pacientes infectados por VIH reagem bastante bem. No entanto, Horberg observou que os pacientes infectados com VIH que apresentavam um quadro clínico pior, com cargas virais mais elevadas e uma imunodeficiência mais avançada, reportavam um aumento da incidência de pneumonias durante o ano seguinte à operação, e mais alguns casos de mortalidade.

O estudo concluiu que os médicos não deverão negar intervenções cirúrgicas a pacientes infectados por VIH, com medo que estas lhes tragam complicações. Horberg recomenda que, “se a cirurgia for urgente, vão em frente e façam-na”, “mas prestem muita atenção à questão pulmonar durante e depois da cirurgia. Se a cirurgia for electiva, se for possível esperar um pouco mais, coloquem-nos sob terapêutica anti-retroviral; mantenham os seus níveis virais sob controlo; e na maioria dos casos, pode ser feito em menos de seis meses”.

O relatório “Surgical Outcomes in Human Immunodeficiency Virus-Infected Patients in the Era of Highly Active Antiretroviral Therapy”, foi editado no Archives of Surgery (2006;141;12:1238-1245).

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal