Pesquisa:
 

Sábado, 11 Novembro 2006 02:04

TEATRO
'Beijos e Abraços' para acabar de vez com os preconceitos



"Sou um actor, encenador e dramaturgo gay. Digo-o sem complexos e porque penso que é importante dizê-lo. Fartei-me dos meios-termos." Luís Assis tem 35 anos e, quando olha para a sua carreira, repara que a questão da homossexualidade sempre esteve presente. Em pequenas frases, insinuações, referências. Um dia, decidiu abordar a questão de frente. E foi assim que nasceu a Sex Shop Trilogy: no ano passado, Luís subiu ao palco sozinho, sem máscaras, para fazer Gay Solo; agora convidou mais três actores para Beijos & Abraços. O espectáculo estreou-se ontem no Teatro da Comuna, em Lisboa, onde fica até 17 de Dezembro.


"Cansei-me um bocadinho desta necessidade de ser discreto", desabafa. "Que não era uma necessidade minha, o meu trabalho sempre foi o mais visível possível. É uma necessidade dos outros, deste país em que vivemos. Aceitamos mas só até determinados limites. Só dentro do politicamente correcto. O que é uma falsa tolerância. Por exemplo, estar a falar da questão gay evitando ao máximo a questões dos comportamentos sexuais concretos é uma perversão." Luís Assis imaginou esta trilogia como uma afirmação política: porque as coisas existem e é preciso falar delas; porque só falando as pessoas se habituam e deixam de achar estranho.

O primeiro espectáculo foi um solo - "para que não houvesse dúvidas". Uma espécie de manifesto de intenções, que serviu também como teste, saber "até onde se pode falar e até onde se pode mostrar". E romper com esses limites. As reacções, boas e más, permitiram-lhe avançar com mais segurança para este Beijos & Abraços, onde é novamente autor, encenador e actor, contracenando com Paulo Diegues, Maria Camões e Cláudia Andrade. Eles compõem dois casais gay e o espectáculo - com cenas de nu integral e sexualmente explícitas - "anda muito à volta das relações e dos problemas emocionais que, na maior parte dos casos, são os problemas de todas as relações".

Gay Solo era um espectáculo centrado no número um, como nos relacionamos connosco próprios; Beijos & Abraços anda à volta dos pares e das relações; o próximo espectáculo tem tudo a ver com o número três: os triângulos amorosos, o terceiro sexo, como nos relacionamos com a sociedade. "Se o primeiro era um registo irónico, de semi-comédia, e este é um drama, quero que o último seja uma festa."

[Mais informações em: www.portugalgay.pt/teatro/ ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal