Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Segunda-feira, 11 Outubro 2010 14:07

RÚSSIA
Justiça declara proibição de pride ilegal



Pela primeira vez, após cinco anos de ações legais pelos ativistas gays, um tribunal russo declarou que uma proibição pelas autoridades de uma parada do orgulho LGBT foi ilegal.


O Tribunal Distrital de Lenin em São Petersburgo, irá emitir o seu parecer completo numa data posterior. Ativistas alegaram que a proibição da cidade do desfile deste ano, o orgulho de São Petersburgo violadas as garantias constitucionais de liberdade de reunião junto com as proteções garantidas pela Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

"(Esta decisão) é sem precedentes na Rússia", disse o líder ativista gay Nikolai Alekseev, acrescentando que se bem que a decisão ainda pode ser revertida em sede de recurso não deixa de ser "a primeira que pode ser motivo de orgulho."

"Estamos felizes porque pela primeira vez, vemos recompensados cinco anos das ações judiciais, cinco anos de detenções, dos causas perdidas, de visitas, de insultos, de estar sendo seguido ou intimidados por funcionários, arruaceiro ou outros indivíduos", disse. "Nós demonstramos que na Rússia, um país de que muitos estão dizendo que é inútil continuar nas ruas porque nada vai mudar, mesmo aqui o impossível pode tornar-se possível."

RÚSSIA: Justiça declara proibição de pride ilegal

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal