Pesquisa:
 

Quarta-feira, 11 Setembro 2013 11:40

RÚSSIA
Organizadores dos Jogos de Inverno pedem apoio ao Comité Olímpico Internacional



Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, com data para Fevereiro de 2014 foram pedir auxílio ao Comité Olímpico Internacional (COI).


As reacções internacionais de pessoas e organizações ás leis aprovadas por Putin no inicio do ano, anti-gay, que proíbe toda e qualquer "propaganda" homossexual. As leis punem todo e qualquer ato que na sua mensagem diga que as relações homossexuais são “normais”, ou equivalentes às “relações tradicionais” (entenda-se heterossexuais). Mas a lei como está permite também a detenção dos atletas que se suspeitem serem homossexuais. Numa primeira consulta o governo de Putin disse que durante os jogos a lei será suspensa, mas é preciso ter em conta a hostilidade popular sobre estas pessoas e os acontecimentos desde a aprovação da lei situações que não tem acalmado as inquietações dos atletas e organização.

A organização dos Jogos pediu assim que o COI ajuda para promover a ideia de que os atletas homossexuais não terão problemas. O pedido foi apresentado por Dmitry Chernyshenko, responsável pela organização russa dos jogos de inverno que pediu ao COI que este interviesse no sentido de acabar com as especulações sobre o tema e que seria muito importante o apoio da COI para a retirar esta nuvem densa que se tem instalado sobre o evento.

Este pedido de Chernyshenko parace ter encontrado algum apoio, Jacques Rogge da COI disse ir pedir aos atletas que para não protestarem e ou fazerem declarações políticas durante os jogos. E acrescentou que até ao momento estava satisfeito com as explicações da Rússia sobre os planos para os jogos, pelo menos naquilo que mais o preocupa, os atletas.

Segundo Rogge a COI já recebeu garantias de que a lei não afectará a participação dos atletas nos jogos de inverno em Sochi.

Uma vez que ao que parece a preocupação da COI se instala apenas sobre os atletas ficamos sem saber como serão tratadas as pessoas que se desloquem a Sochi para assistir aos jogos e sejam elas homossexuais e ou tenham qualquer manifestação que seja encarada pelas autoridades russas como propaganda gay.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal