Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 11 Setembro 2012 09:11

EUA
Igualdade no casamento a votos no Maine em Novembro



Maine vai a votos a 6 de Novembro, para a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Os grupos a favor do casamento andaram durante meses a fazer campanha silenciosa, andando de porta em porta a dialogar e desta forma a angariar apoios.

Mais de 200 apoiantes da alteração da lei que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo reuniram-se na entrada da Câmara de Portland, anunciando assim a segunda fase da campanha a favor do casamento. O primeiro passo é uma campanha de spots televisivos no valor de cem mil dólares durante uma semana.

Os “adversários” desta alteração também estão a reunir os seus esforços, entre eles está a Igreja Católica também arracou com diversos debates, para tentar promover a visão de que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher.

Uma lei que permitiria a igualdade do casamento no estado do Maine foi ratificada pelo governador em 6 de Maio de 2009, mas os opositores conseguiram adiar a aplicação da mesma até a um referendo realizado em 3 de Novembro do mesmo ano. No referendo mais de 300 mil pessoas votaram contra a lei e quase 268 mil votaram a favor, ficando a lei sem efeito. Teria sido um dos primeiros estados do EUA a aprovar a igualdade no casamento para gays e lésbicas.

Em Junho de 2011 um movimento cívico iniciou uma campanha no sentido contrário e conseguiu levar a referendo a pergunta: "Quer que o Estado do Maine emita licenças de casamento para casais do mesmo sexo?". As sondagens de opinião dão, por agora, uma vitória ao sim, mas nunca se sabe o que pode acontecer durante o dia do referendo neste estado no extremo nordeste dos EUA e onde há uma forte influência da vizinha pronvíncia fancófona do Québec, Canadá.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal