Pesquisa:
 

Segunda-feira, 11 Julho 2005 00:59

ESPANHA
Casamento 'gay' tem aprovação da maioria



Os espanhóis declararam-se maioritariamente favoráveis ao casamento homossexual, mas mostram-se reservados em relação à adopção por estes casais. Esta é a conclusão de uma sondagem encomendada pelo jornal conservador ABC, publicada na edição de ontem.


De acordo com os resultados obtidos, um em cada seis cidadãos espanhóis - 62% dos inquiridos - manifestou-se 'bastante favorável' à aprovação do matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, contra 25% - um em cada quatro espanhóis - que se definem como 'pouco ou nada favoráveis'. Doze por cento optou por responder que 'não sabe ou não responde'. Quando o assunto passa para a adopção de crianças, as opiniões divergem 42% está de acordo com a adopção de crianças por casais homossexuais, mas 50% não concorda.

A sondagem revela ainda que 42% dos católicos aprovam esta lei, um número significativo se se tiver em conta que só 45 % se revelou contra.

Quando os resultados são analisados relativamente à idade, conclui-se que são os mais jovens que aceitam o alargamento da lei do matrimónio a casais do mesmo sexo. Oito em cada dez pessoas com idades entre os 18 e os 34 anos disse que a lei é 'positiva'.

A sondagem passa ainda a mensagem de que a aceitação da nova lei teve a seu favor o tempo que levou a sua discussão - cerca de um ano -, permitindo uma habituação social, por parte dos cidadãos, ao tema. No entanto, a sociedade espanhola ainda não está convencida de todo e quando questionada em relação à 'adopção', as respostas deixam bem claro que não há um critério unânime, 50% dos inquiridos ainda não vê 'com bons olhos' a adopção de crianças por estes casais. O inquérito realizou-se entre 1 e 6 de Julho, antes da manifestação convocada pelo Foro da família contra a lei já aprovada.

A nova legislação que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que permite aos casais homossexuais adoptar crianças, entrou em vigor a 4 de Julho, após a aprovação pelo Parlamento. Espanha passou assim a partir desse dia, e depois da Holanda, Bélgica e Canadá, a ser o quarto país do mundo a permitir o casamento entre casais do mesmo sexo. Os primeiros casamentos deverão estar aprovados no fim deste mês ou no início do mês de Agosto.

Em Portugal, as associações que defendem, a igualdade entre homossexuais e heterossexuais continuam a lutar pela aprovação do casamento civil.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal