Pesquisa:
 

Sábado, 11 Maio 2019 22:40

SAÚDE
Gilead vai doar mais de uma década de prevenção VIH para 200000 pessoas nos EUA



A medicação gratuita para profilaxia de pré-exposição (PrEP) resulta de uma parceria com a CDC.


A empresa farmacêutica doará 2,4 milhões de embalagens do medicamento Truvada para ser usada na prevenção do VIH em 200 mil pessoas sem seguro por ano durante 11 anos.

O secretário de Saúde e Serviços Humanos, apresentou a medida no Twitter.

O acordo fornecerá profilaxia pré-exposição (PrEP) para tratar indivíduos que estão em risco de contrair o VIH e que não têm seguro, incluindo nos estados e municípios identificados como áreas prioritárias no plano do @POTUS [Presidente dos EUA] para a #EndHIVEpidemic na América Alex Azar

Ele também referiu que "sob a liderança" de Donald Trumpo, o governo trabalhou com a Gilead para garantir este tratamento de prevenção para pessoas que, de outra forma, poderiam não ter acesso a esse importante tratamento.

A Gilead apresentou detalhes de sua doação poucos minutos depois num comunicado de imprensa por Gregg Alton, diretor da empresa para pacientes.

Estamos orgulhosos por nos associarmos ao CDC para expandir drasticamente o acesso a medicamentos que podem ajudar a prevenir novas infecções por VIH Gregg Alton, Gilead

A empresa também explicou que acredita que esta ação, combinada com esforços para enfrentar as causas da epidemia, como racismo, violência contra as mulheres, estigma, homofobia e transfobia, pode desempenhar um papel importante no fim da epidemia de VIH nos Estados Unidos, particularmente em partes do país com maior impacto da doença.

Não foi anunciado quando o programa entrará realmente em funcionamento e como as pessoas elegíveis terão acesso à medicação.

Polémica sobre o Truvada nos EUA

O Truvada (combinação de tenofovir e emtricitabina) é o único medicamento aprovado desde 2012 para profilaxia pré-exposição (PrEP) nos EUA. Também é usado combinado com outros medicamentos no tratamento de pessoas VIH+ desde 2004.

O governo federal dos EUA investiu 50 milhões de USD (cerca de 45 milhões de EUR) para investigação no desenvolvimento da PrEP. Apesar de oficialmente o governo dos EUA ter a patente sobre o uso preventivo do Truvada desde 2015 (e válida até 2031), teve problemas em chegar a um acordo com a Gilead, que contestou a reivindicação de patente do governo. A Gilead, fabricante do Truvada, faturou 3 mil milhões de USD (2.7 mil milhões de euros) com a venda do medicamento em 2018. A medicação, apesar de ser fabricada a um custo relativamente baixo, pode ser vendida até 2000 USD (mais de 1750 EUR) para o tratamento PrEP de um mês. Embora a Gilead ofereça programas de assistência ao paciente, o preço pode ser um impedimento para aqueles em risco de contrair o VIH, incluindo homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, jovens e pessoas de cor.

O grupo de defesa PrEP4All, respondendo ao anúncio da Azar no Twitter, disse que a doação da Gilead ainda não é suficiente para resolver a crise do VIH/SIDA nos EUA.

A CDC concluiu que 1,2 milhão de pessoas nos EUA devem estar em PrEP para haver uma redução efectiva de novas infeções no VIH.
Ficamos com 1 milhão de pessoas vulneráveis ​​nos EUA com uma conta de 2000 USD / mês para uma medicamento que foi desenvolvido usando o dinheiro dos contribuintes.
Isto não é um acordo, é um suborno.
 PrEP4All

Versões genéricas

A patente da Gilead sobre o Truvada expira em 2021, mas foi anunciado um acordo (assinado em 2014) para permitir que a Teva Pharmaceuticals comercialize, nos EUA, uma versão genérica da droga de prevenção ao VIH a partir em 30 de setembro de 2020. Como o acordo é exclusivo não é esperada uma diferença realmente significativa de preço nos EUA entre a medicação das duas farmacêuticas. Recorde-se que é possível obter tratamento PrEP recorrendo a genéricos por cerca de 50 EUR / mês na Europa. Vários países recorrem a medicação genérica de mais de uma dezena de fabricantes para disponibilizar quer prevenção PrEP quer tratamento VIH+.

SAÚDE: Gilead vai doar mais de uma década de prevenção VIH para 200000 pessoas nos EUA

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal