Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 11 Maio 2010 19:10

PORTUGAL
“A Exclusão Social na Escola”



Este é o título de um seminário que teve inicio esta manhã na cidade da Maia, distrito do Porto, onde foi debatida a exclusão ou a inclusão dos jovens no meio escolar.


Esta manhã os oradores convidados foram Dr. Eduardo V. Rodrigues, co-autor do estudo “A pobreza e a exclusão social: teorias, conceitos e politicas sociais em Portugal”, e Drª Maria José Magalhães, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto.

Enquanto o Dr Rodrigues apresentou um discurso profundamente conhecedor sobre Exclusão Social, a Drª Maria José não nos pode apresentar o seu conhecimento sobre “Rivalidade dos géneros”, porque não podemos ter o prazer da sua presença e a oportunidade de escutar a sua longa experiencia no que se refere às questões de género.

Assim e porque é dos jovens e da sua inclusão e ou exclusão de que falou hoje, dois jovens da localidade de Água Grande, de São Tomé e Príncipe, Óscar Costa e Cláudio Lima, vieram dizer quais foram as dificuldades que mais sentiram na sua integração na sociedade Portuguesa que através do seu testemunho foi mais relacionado com questões práticas do que com as pessoas. Essas foram, segundo as suas palavras, muito cordiais.

Amanhã segue-se a segunda parte com início às 10 horas da manhã no espaço do Fórum Maia, sendo a primeira interlocutora Drª Diana Sá Moreira, psicóloga na Policlínica da Maia e que nos trará uma apresentação sobre o Bullying. Seguindo-se Drª Ana Francisco, psicóloga no Instituto de Educação e Desenvolvimento da Maia, que nos falará do absentismo/insucesso escolar.

O convite fica lançado a que todas e todos os interessados nestas matérias e também os que querem aumentar o seu conhecimento através da experiência destes oradores, nos problemas que assolam os nossos jovens na convivência com sociedade e com a escola.

PORTUGAL: “A Exclusão Social na Escola”

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal