Pesquisa:
 

Sexta-feira, 11 Abril 2014 10:52

REINO UNIDO
Futebolista faz gesto homofóbico em campo, é condenado em tribunal



Um jogador do Blackburn Rovers orquestrou uns gestos considerados homofóbicos durante um jogo de futebol.


Colin Kazim-Richards, também conhecido como Kâzım Kâzım, de 27 anos, durante um jogo no ano passado fez um gesto homofóbico considerado pela acusação de “repugnante”, e que lhe valeu entre multas e custos mais de 2600 EUR.

Um adepto com bilhete de temporada e fã de longa data da equipa de Brighton, Darren Hastings, disse em tribunal "ele inclinou-se para trás e fingiu inserir algo no rabo". Darren disse que ficou completamente revoltado com a situação, indicando que é "portador de um bilhete de temporada, entendo que os jogadores ouvem uma série de insultos e gestos por parte dos fãs mas claramente não esperava ver um jogador a realizar um gesto do género em pleno campo". Outros adeptos manifestaram igual desagrada e descreveram a mesma situação.

Kâzim não nega o gesto, diz que o fez nas costas para que não fosse visionado pelo árbitro e tratava-se de retribuir ao público um gesto que este estava a fazer dirigido a ele, e nunca pensou ofender ninguém nem mesmo que o mesmo fosse interpretado como homofóbico. Kâzim também defendeu-se por ter sido um embaixador da campanha FA's Kick It Out, um projeto que luta contra a discriminação no futebol, e explicou: "eu não concordo com a discriminação seja porque razão for". Kâzim nasceu na inglaterra, mas obteve nacionalidade Turca devido às origens da sua mãe, e costuma jogar na selecção Turca.

O juiz Darren Reynolds disse que as testemunhas foram todas muito consistentes apontando o gesto como homofóbico e ofensivo, “cada um foi claro sobre o que viu” disse.

Darren Balkham, oficial de ligação para a polícia, disse que era um caso histórico que serviria para alertar os outros adeptos e jogadores de quem os abusos homofóbicos em campo e fora dele não seriam tolerados, “os fãs de Brighton foram submetidos a este tipo de abuso ao longo de muitos anos, estamos onde estávamos há 20 anos com o racismo. O racismo tem sido amplamente tratado mas a homofobia em alguns lugares parece ser ainda uma coisa muito cinzenta, não teriam este comportamento num escritório então porquê tê-lo num campo de futebol e ou em volta dele?”.

REINO UNIDO: Futebolista faz gesto homofóbico em campo, é condenado em tribunal

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal