Pesquisa:
 

Segunda-feira, 10 Novembro 2014 22:29

TELEVISÃO
Rose McGowan diz que "Homens gays são tão, ou mais, misóginos que homens hétero"



A atriz da série Charmed fez as declarações polémicas num talk-show... a resposta não demorou.


Rose McGowan começou por dizer que os “homens gays são tão misóginos como os homens hétero, se não forem mais." E continuou dizedo que tinha um "problema" com a comunidade gay neste momento e estava "muito chateada". E explicou : "queres falar sobre o facto de que não ouço ninguém da comunidade gay, nenhum homem gay, a defender as mulheres a nenhum nível? (…) Acho que é isto que acontece quando um grupo começa a obter tudo aquilo porque lutou, o que é que vão fazer agora? Eu pessoalmente esperava que ajudassem as mulheres. As mulheres, regra geral, ajudaram em muito a comunidade gay chegar onde está hoje. E não ouvi nem um pio destas pessoas que supostamente representam as lésbicas quando os seus direitos como mulheres foram postos em causa no senado, nem um único homem abriu a boca. O que eu vejo agora é um grupo de pessoas que lutaram pelo direito a estar em cima de um camião a usar um speedo e a consumir MDMA. A misoginia ente os gays é um problema enorme.”.

A resposta no The Guardian

Num artigo de opinião para o jornal The Guardian, Patrick Strudwick afirmou “Rose McDowan têm razão ao dizer que o movimento gay tende a ignorar as mulheres. Mas o sexismo está por todo o lado – a maioria desse ódio vêm dos heterossexuais. O jornalista critica o tom ofensivo dos comentários, mas sublinha que o ponto geral é válido. “Poderia haver uma forma mais clara de mostrar a misoginia dos homens gays? Eu ouço comentários derrogatórios desde que comecei a andar no ambiente gay – “peixe”, “atum”, e uma série de outras palavras terríveis são associadas aos genitais femininos, muitas vezes acompanhado por gestos a simular o vómito. Por isso é que me surpreende, para além do ocasional murmúrio, que os homens gays tenham escapado à infâmia pública do sexismo.”

Ele continua salientando que como movimento, o movimento gay têm ignorado as mulheres, tanto individualmente como a nível estrutural. A par do facto de a maioria das organizações de direitos LGBT serem lideradas por homens, não existe um exemplo mais importante que o facto de que na luta contra o VIH/SIDA, onde foi o altruísmo de voluntárias lésbicas que trataram de homens moribundos durante os anos 80, e como o seu sacrifício foi esquecido.

A Stonewall também reagiu aos comentários, dizendo que se baseiam numa versão deturpada da realidade, e que mina a igualdade pela qual homens e mulheres - gays e héteros – lutaram, e que muitos ainda são discriminados.

Entretanto a atriz já apresentou desculpas por ter dito que os homens gays lutaram pelo direito de usar um speedo e tomar MDMA.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal