Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 10 Novembro 2009 23:54

ARGENTINA
Maioria apoia igualdade no casamento e direitos trans



Os dados da sondagem realizada nas principais cidades da Argentina indica que a clara maioria dos inquiridos está a favor da igualdade no casamento.


Os dados do estudo encomendado pelo governo foram publicados pelo Jornal Crítica de Argentina. Foram realizadas 800 entrevistas nas cidades de Buenos Aires, Mendoza, Tucumán, Rosario, San Miguel de Tucumán e Córdoba no final do ano passado mas o governo não divulgou os resultados de forma oficial.

Uns expressivos 66% mostraram-se a favor da igualdade no casamento civil para gays e lésbicas.

Dos que se auto-identificaram por católicos, 57% mostram-se contra a posição da Igreja em relação ao tema. Nos ateus o apoio do casamento civil para gays e lésbicas chega aos 91%.

A questão está em discussão no poder legislativo do país e mais de 50'000 pessoas manifestaram-se no passado sábado nas ruas da capital a favor da igualdade no casamento civil mas o governo não parece estar interessado na alteração tendo protelado sucessivas vezes a questão.

Um dado surpreendente é que 45% dos inquiridos na cidade de Buenos Aires, que tem uma lei específica de parceria civil, acreditava que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo já era reconhecido em todo o país.

Em relação à co-adopção a questão divide metade/metade os inquiridos. No entanto a iniciativa recolhe apoio da maioria das pessoas casadas com filhos assim como das pessoas entre 21 e 45 anos.

Quase 90% dos inquiridos não tinham consciência que a adopção singular já é permitida a pessoas homossexuais e apenas a co-adopção é negada. Ao serem informados desta realidade os resultados mudam: 50% mostra-se a favor da co-adopção e apenas 23% contra.

Em termos de pessoas transexuais, 67% apoiam a alteração de nome legal e 76% que sejam permitidas operações de reassignação de sexo.

ARGENTINA: Maioria apoia igualdade no casamento e direitos trans

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal