Pesquisa:
 

Sábado, 10 Novembro 2007 02:00

EUA
Câmara dos Representantes vota a favor de lei anti-discriminação



A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, desafiou ontem uma ameaça de veto do presidente George W. Bush ao votar a favor da proteção de milhões de americanos tornando ilegal a discriminação em postos de trabalho baseada na orientação sexual.


"Este é realmente um dia histórico", disse aos colegas deputados a porta-voz da Câmara, Nancy Pelosi. "Não existe lugar para a descriminação na América", acrescentou.

A medida foi aprovada com 235 votos a favor e 184 contra, abaixo portanto da maioria de dois terços necessária para superar um possível veto de Bush. O projeto de lei votado pela Câmara foi promovido pela maioria dos grupos em defesa dos direitos dos homossexuais que querem maior proteção para os membros da comunidade.

No entanto, a lei pela não discriminação no trabalho, que proíbe aos empregadores de levar em consideração a orientação sexual ao contratar, demitir ou promover qualquer um, não inclui a identidade de género.

Os democratas haviam inicialmente previsto também a proteção daqueles que não se enquadram nos padrões de género (como transsexuais e transgéneros), no entanto, muitos deram depois um passo atrás ao perceber que não teriam os votos necessários e temendo que a tutela dos transexuais pudesse bloquear a lei por completo.

A decisão originou a fúria de grupos de defesa das pessoas trans assim como de algumas associações LGBT.

(com edições PortugalGay.PT)

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal