Pesquisa:
 

Sábado, 10 Agosto 2013 09:12

PORTUGAL
Projecto pioneiro de prevenção do VIH em risco



A austeridade vista por muitos como desmedida, continua a fazer as suas vitimas: neste caso um projecto associativo de interesse nacional e de ação local vê a sua sobrevivência posta em causa.


O CheckPointLx, inaugurado em Abril de 2011 com a devida pompa, com direito a representação do estado e tudo, na altura a Ministra da Saúde Ana Jorge, situa-se na Travessa do Carmo nº2, ali no Príncipe Real em Lisboa, e é gerido pela Associação GAT, tendo contado para isso com um orçamento de 136mil euros, dos quais 80% assegurados pela Coordenação Nacional para a Infeção VIH/Sida do Ministério da Saúde.

O CheckPointLx dá apoio em diversas áreas da saúde com especial foco na prevenção da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis em geral, e na despistagem do VIH/Sida em particular. Desde sempre que o centro tem focado a sua atenção nos homens que tem sexo com homens, daí a sua localização na zona do Príncipe Real, mas está aberto à população em geral.

Com os cortes verificados na saúde o CheckPointLx vê-se desde Janeiro privado do financiamento do estado e passa a ser financiado pels privados, essencialmente pela indústria farmacêutica, cujo apoio não chega para manter o projecto, quem o diz é a Drª Maria José Campos, coordenadora científica do CheckPointLx.

Tendo em conta o relatório da Administração Regional de Saúde sobre a região de Lisboa onde se lê que “no atual contexto de crise existe uma exposição aumentada ao vírus VIH/Sida” e tendo em conta que uma das acções do CheckPointLx é a informação e prevenção o encerramento deste potencia aquilo que o relatório diz.

O CheckPointLx entre os meses de Abril de 2011, quando foi inaugurado, e o fim do mês de Junho de 2013 realizou 3251 testes gratuitos sendo 86% sobre homens que tem sexo com homens e 13,7% sobre homens que tem sexo com homens e mulheres, onde 5% do total dos testes deram positivo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal