Pesquisa:
 

Sexta-feira, 10 Julho 2009 11:54

UGANDA
Cristãos e Muçulmanos juntos contra a homossexualidade



Muçulmanos e as igrejas Pentecostais juntaram-se para lutar contra a homossexualidade. Segundo Sheikh Sulaiman Kakeeto a questão é transversal a toda a sociedade independentemente de crenças religiosas.


"Decidimos formar uma aliança com os nossos amigos lideres religiosos para lutar contra a homossexualidade", afirmou o líder dos Muçulmanos no lançamento da campanha "Coligação Nacional contra Homossexualidade e Abusos Sexuais no Uganda", na capital Kampala esta quarta-feira. "Queremos trabalhar juntos para eliminar a sodomia e outras formas de abuso sexual da nossa sociedade".

Entre as medidas concretas pedidas pelo movimento está o reforçar das leis contra homossexualidade e o pedido de detenção aos que forem apanhados em flagrante.

O Pastor Martim Ssempa, da Makerere Community Church, disse que a aliança pretende iniciar uma campanha para sensibilizar as comunidades sobre "os perigos da homossexualidade". Também indicou que irão "oferecer apoio emocional, legal e material às pessoas afectadas".

Neste momento a homossexualidade é ilegal no Uganda podendo os "actos sexuais contrários à natureza" serem penalizados com prisão perpétua.

Não é só na questão da homossexualidade que o Uganda tem uma política polémica: em termos de VIH/SIDA o país tem sido um marco com taxas de infecção relativamente baixas no passado quando comparadas com países vizinhos (95% das novas infecções acontecem em África). O Pastor Martim Ssempa é um fervoroso defensor da abstinência como medida da prevenção contra o VIH/SIDA e as agências que promovem a utilização do preservativo tem-se manifestado contra posições de censura e desinformação relativamente à prevenção utilizando o preservativo. Segundo os últimos dados da UNAIDS as taxas de infecção estão a aumentar rapidamente no país, especialmente entre relacionamentos monogâmicos estáveis.

UGANDA: Cristãos e Muçulmanos juntos contra a homossexualidade

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal