Pesquisa:
 

Domingo, 10 Junho 2012 10:44

CROÁCIA
Orgulho LGBT de Split decorre sem incidentes



Com um forte dispositivo policial, várias centenas de pessoas, incluindo alguns ministros do governo, marcharam sem impedimentos no centro da cidade de Split este sábado.


As autoridades tomaram o compromisso de garantir que o evento acontecia sem incidentes como sinal da vontade de respeitar os direitos humanos em geral, e dos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgéneros em particular, numa altura em que a Croácia se prepara para juntar à União Europeia em 2013.

Toda a marcha foi ladeada pela polícia que teve também à disposição um helicóptero e um canhão de água. Mais de 40 pessoas foram detidas, sem que tivessem havido tumultos. Recorde-se que em edições anteriores houve várias situações de violência física, e num ano o evento chegou mesmo a ser cancelado devido a ameaças de extremistas. As autoridades foram apontadas a nível internacional por não terem feito o necessário para evitar problemas, e parecem agora determinadas a limpar a sua imagem.

Os participantes levavam bandeiras arco-íris e faixas onde se podia ler que "Gay é OK" e "Somos todos iguais". Entre os presentes o Ministro dos Negócios Estrangeiros que declarou que "Temos de defender cada pessoa, e cada um deve ter a liberdade de ser quem é". Já a ativista LGBT Mirjana Kucer pediu simplesmente igualdade: igualdade para todas as famílias.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal