Pesquisa:
 

Sexta-feira, 10 Março 2006 12:31

PORTUGAL
ILGA Portugal contra local da Vigília por Gisberta em Lisboa



A "vigília por Gisberta" ocorreu ontem à frente do patriarcado, com o objectivo de "dignificar a memória da vítima", "exigir legislação abrangente contra crimes motivados pelo ódio" e "uma reforma profunda no sistema de protecção de menores em risco". Escolhido pela Frente de combate à Homofobia/Panteras Rosa e pela associação de transexuais T , o local da concentração não teve o acordo da ILGA Portugal. Paulo Côrte-Real, da direcção, explica porquê: "Consideramos que as exigências estão certas, mas devem ser dirigidas ao Estado e não à Igreja Católica."


Já opinião diferente tem Sérgio vitorino, das Panteras Rosa, que responsabiliza a Igreja Católica "pelo seu discurso quotidiano sobre as minorias sexuais que leva, em última análise, a este género de actos, e pelo facto de partilhar com o Estado a tutela de muitas instituições de acolhimento de menores em risco".

Entre os organizadores e participantes na vigília contou-se além da Panteras Rosa - Frente de Combate à Homofobia ainda a ªt - Associação para o Estudo e Defesa do Direito à Identidade do Género, International Union of Sex Workers , SOS Racismo, Associação Abraço, Casa do Brasil, a Associação Não Te Prives (Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais), o site PortugalGay.PT, UMAR (União Mulheres Alternativa e Resposta, ILGA-EUROPE (International Lesbian and Gay Association - Europa), TRANSX (Associação Transgender Austríaca), Opusgay - Associaçao de Defesa dos direitos Humano das minorais sexuais, Associação Luso-Senegalesa, Associação Clube Safo, GAT - Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA, KARNART - C.P.O.A.A. - Associação de Criação Artística, Older Tees - Support For Older Trans Women (Sidney, Austrália), APF - Associação para o Planeamento da Família, assim como diversos activistas de todo o mundo.

Segundo o Diário de Notícias a Igreja Católica não quis fazer qualquer comentário à vigília. "Não fomos informados de nada. Só sabemos o que vem nos jornais", afirmaram, o porta-voz da Conferência Episcopal, bispo Carlos Azevedo, e o director do gabinete do patriarca, padre Jardim Gonçalves.

Mais informações sobre a vigília em www.portugalgay.pt/news/gis/ .

[Esta notícia foi actualizada às 19:35 incluíndo mais nomes nos apoiantes da inciativa]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal