Pesquisa:
 

Sexta-feira, 9 Setembro 2011 20:20

IRÃO
Três homens são executados por sodomia



O Irão executou três homens por sodomia recordando de forma brutal ao mundo a forma como esta República Islâmica trata os homossexuais.


De acordo com uma reportagem realizada pela Agência iraniana Student News, os homens foram condenados à morte por enforcamento na manhã de domingo na prisão de Karoun no sudoeste da cidade de Ahvaz. A agência citou Abdolhamid Amanat, funcionário do Ministério Público na província de Khuzestan, como a origem do anúncio.

Foram seis as execuções realizadas. Dois homens condenados por roubo e estupro e um por tráfico de drogas. Mas os outros três homens foram condenados por "lavat" a expressão usada na lei islâmica para o sexo entre homens.

O Irão tem executado outros homens por actos homossexuais, mas recorrendo a acusações alternativas como agressão sexual e violação, e não o sexo consensual entre dois adultos devidamente informados.

Desta vez foram referidas especificamente aos artigos 108 e 110 do código penal iraniano. O artigo 108 define a sodomia de acordo com a interpretação do Irão da sharia, e o artigo 110 estipula que a pena por esse ato é a morte.

Mahmood Amiry-Moghaddam, um investigador da Human Rights Irão que está a analisar as execuções, disse ao jornal britânico The Independent que "As autoridades iranianas já apresentaram casos como sendo violações, a fim de tornar a execução mais aceitável e evitar a atenção internacional, mas desta vez tal não aconteceu" esclarecendo que este é um caso único nos últimos anos.

O Ministério Público iraniano é normalmente vago sobre as execuções e o estigma social da homossexualidade leva a que poucas famílias venham a público denunciar execuções neste contexto.

O Irão já condenou 180 pessoas à morte, apenas em 2011. Algumas zonas têm taxas elevadas de assassinatos. Na prisão Karoun em particular é frequente serem realizados enforcamentos em segredo.

Marcadores/Tags:

#irão ano 2011

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal