Pesquisa:
 

Terça-feira, 9 Julho 2019 19:42

REINO UNIDO
Parlamento vota esmagadormente a favor da igualdade no casamento na Irlanda do Norte



A igualdade no casamento poderá finalmente chegar à Irlanda do Norte.


Numa decisão histórica, a Câmara dos Comuns votou 383-73 a favor de uma cláusula para estender o casamento entre pessoas do mesmo sexo para a Irlanda do Norte, apresentada pelo deputado trabalhista Conor McGinn.

A cláusula exigirá legislação secundária e só entrará em vigor se as negociações de partilha de poder falharem em restaurar um governo regular até 21 de outubro. Caso o executivo se torne funcional dentro deste prazo, a emenda será anulada.

O deputado trabalhista Ged Killen, um dos signatários da emenda, fez um discurso empolgante no qual ele admitiu que a questão da igualdade no casamento é uma coisa próxima de seu coração.

Isto é pessoal para mim, visto que sou casado com um irlandês e o nosso casamento não é reconhecido na sua terra natal.
Podemos entrar num avião em Glasgow como homens casados ​​e chegar a Belfast como parceiros civis, apesar de nunca termos saído do Reino Unido.
 Ged Killen

Os deputados trabalhistas e conservadores tiveram liberdade de voto no assunto.

Antes da votação, o ministro da Irlanda do Norte, John Penrose, confirmou que o governo honraria os resultados, mas alertou que as complexidades legais podem significar que demorará mais do que os três meses antes do prazo de 21 de outubro.

Os deputados também votaram a favor do alargamento dos direitos de aborto aos cidadãos da Irlanda do Norte por 332 a 99. Novamente, esta cláusula só entrará em vigor se o parlamento não se tornar funcional.

Um executivo suspenso

O Executivo da Irlanda do Norte entrou em colapso em janeiro de 2017, depois que Martin McGuinness, do Sinn Fein, renunciar ao cargo de vice-primeiro ministro. Há um acordo de divisão de poder onde os papéis do primeiro-ministro (normalmente ocupado pelo DUP, Democratic Unionist Party) e de vice (Sinn Fein) só podem funcionar com o apoio total um do outro. Com a renúncia de McGuiness e a subsequente recusa do Sinn Fein em substituí-lo, o sistema entrou em colapso.

Desde então, as negociações para desbloquear a situação falharam, com a questão da igualdade no casamento, ser um grande ponto de discórdia tendo alguns lideres referido mesmo que é a "questão número um" que impede um acordo.

Momento de celebração

O diretor da Amnistia Internacional na Irlanda do Norte e parte da coligação Love Equality, Patrick Corrigan, disse:

Este é um momento incrível e uma grande causa de celebração. A igualdade no casamento na Irlanda do Norte é finalmente uma realidade. Durante mais de cinco anos, os casais do mesmo sexo no resto do Reino Unido puderam casar-se, enquanto esse direito foi negado aos cidadãos da Irlanda do Norte. Agora, dentro de apenas três meses, poderemos ver os primeiros casais do mesmo sexo dando o nó. Tantas pessoas têm feito campanha por tanto tempo. Em alguns momentos parecia inatingível, mas nunca desistimos.
Hoje é um dia para os livros de história.
 Patrick Corrigan, Amnistia Internacional

REINO UNIDO: Parlamento vota esmagadormente a favor da igualdade no casamento na Irlanda do Norte

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal