Pesquisa:
 

Segunda-feira, 9 Junho 2008 01:19

ESPANHA
Reprodução assistida disponível para todas as mulheres



A Junta de Andalucía anunciou na semana passada que irá estender a reprodução medicamente assistida com o apoio do estado a mulheres solteiras. Até agora este serviço estava apenas disponível para mulheres em relacionamentos heterossexuais. Segundo a Junta cerca de 500 mulheres solteiras têm requerido este serviço por ano. No entanto eram obrigadas a recorrer a serviços privados, sendo que cerca de 10% das mulheres que recorrem a estes serviços eram mulheres lésbicas e 10% mulheres heterossexuais solteiras.


"Trata-se de um notável incremento no apoio às mulheres que não tem um companheiro e especialmente para as lésbicas adaluzas" comentou Carmen Zurita, presidente da Asociación de de Lesbianas de Andalucía (ALA). Concluindo que "Novamente, a Junta de Andalucía é pioneira no nosso país em termos de saúde ao ampliar serviços e direitos ao colectivo LGBT, e neste caso particular, as lésbicas e mulheres solteiras em geral são as principais beneficiadas por esta medida".

Por outro lado Antonio Ferre, presidente da Federação Andaluza COLEGAS, esclarece que no passado a Andalucía "foi pioneira na área da saúde ao disponíbilizar operações de reassignação de sexo para o colectivo transexual de forma gratuita no sistema de saúde pública. Acreditamos que estas medidas de saúde pública resultam numa melhor qualidade de vida para todos os cidadãos e cidadãs de Andalucía em geral, e não só os directametne beneficiados pela iniciativa".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal