Pesquisa:
 

Quarta-feira, 9 Maio 2007 17:41

BRASIL
No avião para o Brasil, papa defende excomunhão para católicos que defendem aborto



O papa Bento 16 alertou na quarta-feira que políticos católicos podem ser excomungados caso apóiem o aborto.


É a primeira vez que o papa, falando a jornalistas a bordo do avião que o traz ao Brasil, trata em profundidade de um tema polêmico, que está na pauta em muitos países, como Estado Unidos, México, Itália e o próprio Brasil.

O papa foi questionado se apoiava os líderes eclesiásticos mexicanos que ameaçaram excomungar parlamentares esquerdistas que no mês passado aprovaram a legalização do aborto na Cidade do México.

'Sim, esta excomunhão não seria arbitrária, mas sim permitida pela lei canônica, que diz que matar uma criança inocente é incompatível com receber a comunhão, que é receber o corpo de Cristo', disse ele.

'Eles [líderes da Igreja mexicana] não fizeram nada de novo, surpreendente ou arbitrário. Eles simplesmente anunciaram publicamente o que está contido na lei da Igreja, que expressa nossa apreciação pela vida e que a individualidade humana, a personalidade humana estão presentes desde o primeiro momento.'

Pela lei eclesiástica, quem propositalmente fizer ou apoiar algo que a Igreja considera um pecado grave, como o aborto, impõe a si mesmo uma 'excomunhão automática'.

O papa disse que os parlamentares que votam a favor do aborto têm 'dúvidas sobre o valor da vida e a beleza da vida, e mesmo uma dúvida sobre o futuro'.

'O egoísmo e o medo estão na raiz da legislação [pró-aborto]', disse ele. 'Nós, da Igreja, temos uma grande luta para defender a vida. A vida é um presente, não uma ameaça.'

Há atualmente um debate sobre se políticos católicos podem apoiar o aborto e o casamento homossexual e ainda assim serem considerados bons católicos.

Nos últimos meses, o Vaticano foi acusado de interferência na política italiana por dizer a parlamentares católicos que se oponham a um projeto que dá mais direitos a casais não-casados, inclusive homossexuais.

Durante a eleição presidencial de 2004 nos EUA, a comunidade católica se dividiu entre apoiar ou não o democrata John Kerry, ele próprio católico, mas defensor do direito ao aborto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista a emissoras católicas na terça-feira, se declarou pessoalmente contrário ao aborto, mas disse que como chefe de Estado precisa tratar a questão como um tema de saúde pública. A declaração gerou críticas entre católicos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal