Pesquisa:
 

Segunda-feira, 9 Abril 2007 11:37

SIDA
Circuncisão Ultrapassa Expectativas na Acção Anti-VIH



A análise final aos resultados obtidos nos ensaios controlados realizados no Uganda e no Quénia permite afirmar que a circuncisão masculina funciona como uma melhor protecção à infecção por VIH do que o inicialmente esperado. Os dois ensaios foram interrompidos há dois meses após se ter verificado que o procedimento reduzia para metade o risco de infecção pelo VIH e as autoridades terem considerado que seria eticamente incorrecto não o oferecer aos homens no grupo controlo. De acordo com estudos publicados hoje, a redução do risco chega a atingir os 65 por cento.


Alguns dos indivíduos erradamente considerados seronegativos no início do estudo vieram a revelar-se seropositivos mais tarde e alguns classificados como circuncisados afinal não o eram (e vice-versa). A correcção destes erros levou a um incremento na associação entre a redução do risco de VIH e a circuncisão.

De acordo com o Dr. Anthony S. Fauci, director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), uma vez que a validade dos ensaios clínicos depende do acompanhamento de grupos randomizados de doentes e não de indivíduos escolhidos, a conclusão final do estudo será de que a circuncisão reduz para metade o risco de infecção. O NIAID financiou este ensaio. “Mas, sim, os 65 por cento fazem-me sentir melhor”, afirma Fauci. “Trata-se de uma intervenção de carácter permanente que se faz uma vez na vida e que é segura quando executada sob condições médicas apropriadas. Se tivéssemos uma vacina com estas características não se falava noutra coisa.”

O Plano Presidencial Norte-Americano de Emergência para a Luta contra a SIDA e a Organização Mundial de Saúde estão a considerar as melhores formas de equipar e treinar as equipas cirúrgicas necessárias à realização da circuncisão em países de alto risco, afirma Fauci.

Os estudos, "Male Circumcision for HIV Prevention in Young Men in Kisumu, Kenya: A Randomised Controlled Trial," e "Male Circumcision for HIV Prevention in Men in Rakai, Uganda: A Randomised Trial," foram publicados na revista Lancet (2007;369(9562):643-656 and 657-666).

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal