Pesquisa:
 

Quinta-feira, 9 Fevereiro 2017 20:12

NOVA ZELÂNDIA
Lei de perdão por atos homossexuais antigos para breve



Depois de no Reino Unido ter saído a lei Turing é agora a vez da Nova Zelândia seguir com a mesma ideia.


Até 1986 ser homossexual era criminalizado na Nova Zelândia e por isso algumas homens gay foram condenados. Estima-se que mais de 1000 homens serão alvo de perdão judicial vendo as suas condenações por "indecência, sodomia ou atos homossexuais" retiradas.

A proposta de avançar com esta “limpeza” recebeu o apoio de todos os partidos pelo que não se espera nenhum impedimento na aprovação da medida.

A ministra da Justiça, Amy Adams, já veio a publico apresentar o pedido de desculpas do estado mas sempre foi adiantando que os então condenados visados neste perdão não vão auferir qualquer compensação financeira.

Não há dúvida de que homossexuais neozelandeses que foram condenados e marcados como criminosos por atividade consensual sofreu tremendo sofrimento e estigma, e lamentamos pelo que esses homens e suas famílias passaram Amy Adams

Adiantou ainda que o estado da Nova Zelândia acredita que a sociedade está com eles nesta decisão, de que estas pessoas não deviam ser condenadas por atos consensuais entre pessoas do mesmo sexo, mesmo tendo em conta que essa era a lei de então.

Em 2013 a Nova Zelândia aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e com isso descobriu uma nova fonte de negócio, dado que na sua vizinha Austrália essas uniões não são ainda permitidas, muitos são os casais de gays e lésbicas australianos que vão "dar o nó" à Nova Zelândia.

NOVA ZELÂNDIA: Lei de perdão por atos homossexuais antigos para breve

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal