Pesquisa:
 

Quarta-feira, 9 Janeiro 2008 05:29

ESPANHA
Gonzalez entra na polémica Igreja-PSOE



O ex-primeiro-ministro espanhol Felipe Gonzalez entrou ontem na polémica entre a Igreja Católica e o Governo socialista, afirmando que os bispos acreditam "ter a posse de uma verdade absoluta" e continuam empenhados em "salvar" os espanhóis dos seus "erros".


"Estamos fartos de que nos salvem", afirmou em San Sebastian, onde recebeu o Prémio Ramón Rubial dos valores socialistas.

Os comentários são o facto mais recente na polémica causada por uma manifestação promovida pela hierarquia da Igreja Católica espanhola, em Dezembro último, em Madrid, convocada para defesa da família, mas que se converteu num fórum de ataque directo ao Governo.

No protesto, vários bispos atacaram a lei do casamento homossexual, afirmando que o laicismo era uma ameaça à Constituição e à democracia.

A manifestação incluiu declarações por vídeoconferência do Papa Bento XVI que, na segunda-feira, no Vaticano, e perante o corpo diplomático, voltou a criticar os que põem "em risco" a união familiar homem-mulher.

"Tontices"

Em resposta, Felipe Gonzalez - recentemente foi escolhido para presidir ao Grupo de Sábios da União Europeia, que visa reflectir sobre o futuro da Europa -, afirmou que, ao ouvir os bispos, se torna "impaciente e quase impertinente", sentindo vontade de "fazer um rosário para que não digam mais tontices".

"A laicidade é o fundamento da convivência entre diferentes sentimentos de pertença étnico-cultural ou étnico-religiosa", afirmou.

"Os que não pensam assim, os que têm atitudes integristas, tendem a excluir os outros, porque o integrismo tem muito que ver com uma espécie de concessão ética do absoluto. E quando se sente a ética do absoluto exclui-se o outro, o que não partilha a verdade absoluta que um trás na mochila", sublinhou.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2008)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal