Pesquisa:
 

Quarta-feira, 8 Novembro 2006 17:39

EUA
Arizona recusa emenda anti-gay



Por uma margem mínima (51% vs 49%) os eleitores do estado do Arizona conseguiram algo que não tinha até agora acontecido nos EUA: recusar uma emenda constitucional que além de definir o casamento como entre um homem e uma mulher proibia o estado de reconhecer qualquer outra forma de união civil diferente do casamento.


Neste momento o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é reconhecido no Arizona, mas segundos os analistas o detalhe que levou os eleitores a recusarem a proposta prende-se mais com a proibição de reconhecimento das uniões civis quer entre pessoas do mesmo sexo quer entre pessoas do sexo oposto. Desta forma parece que o casamento começa a ser cada vez visto como uma opção de vida e que existem outras formas de coabitação que devem e poderão ser legalmente reconhecidas.

Nos outros 7 estados onde a questão estava a referendo foram aprovadas medidas contra o reconhecimento dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, no entanto o número de eleitores contra estas medidas aumentou significativamente e passou para 39% dos votantes em relação aos 33% em 2004.

Em 2004 dos 11 referendos apenas em 2 a oposição foi superior a 40%... no referendo de ontem dos 8 referendos efectuados 5 dos estados tiveram oposição superior a 40%.

Segundo Matt Foreman da National Gay and Lesbian Task Force estes resultados demonstram que "a tática de medo em relação aos casamentos do mesmo sexo e de que são coisas anti-cristãs estão a perder reconhecimento por parte do público em geral".

Por outro lado os candidados pro-casamento gay ganharam a maior parte dos lugares em relação aos conservadores cristãos. Em particular a derrota de Santorum e Hostettler nos estados de Pennsylvania e Indiana mostra que ser homofóbico não é algo bem visto pelos actuais eleitores.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal