Pesquisa:
 

Terça-feira, 8 Outubro 2013 21:14

FRANÇA
Paris vai receber os Gay Games 2018



Na passada segunda-feira Paris ganhou a sede dos "Gay Games" de 2018.


Embora com "gay" no nome, a organização afirma que os jogos são abertos a todos os atletas independentemente da sua orientação sexual, sexo, credo ou nacionalidade. Prova disso é o exemplo dos jogos realizados em Sydney no ano de 2002. À época vivia-se a liberdade de Timor mas também o calor do conflito entre a Índia e o Paquistão, e os atletas representantes destas duas nacionalidades fizeram questão de entrar juntos, brindados com um caloroso aplauso de um Estádio Olímpico repleto. Os Gay Games estão organizados de forma a que, dependendo das modalidades, possam participar atletas de diversos níveis, desde os mais amadores até atletas de alta competição. Algumas da modalidades têm regras de género específicas dos jogos como por exemplo o pólo aquático em que as equipas podem ser mistas.

A eleição de Paris deixou para trás dois grandes candidatos, a cidade de Londres e Limerick na Irlanda. França tem vivido algum alvoroço com o recente debate sobre a igualdade no casamento civil e adopção e posterior aprovação da lei.

A história dos Gay Games

A primeira edição dos Gay Games aconteceu em 1982 em São Francisco, Califórnia, e inclui a actuação de Tina Turner na cerimónia de abertura. Em 1986 os jogos repetiram a localização. Em 1990 passaram para o Canadá, na cidade de Vancouver. Em 1994 a cidade escolhida foi New York, nos EUA.

O ano de 1998 trouxe os Gay Games para a Europa com Amsterdão a receber a prova e em 2002 foi a vez da Austrália, com Sydney.

Em 2006 os jogos voltaram aos EUA com Chicago, e a edição de 2010 foi em Colónia, na Alemanha.

Os próximos Gay Games, realizam-se já em 2014 nos EUA nas cidades de Cleveland e Akron, onde se espera a exemplo de outras edições um número de participantes na ordem dos 10 mil atletas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal