Pesquisa:
 

Sábado, 8 Setembro 2007 15:12

POLÓNIA
Dissolução do Parlamento abre caminho a eleições antecipadas



Os deputados polacos aprovaram hoje a dissolução do Parlamento, abrindo caminho à realização de eleições legislativas antecipadas já em Outubro, tal como defendem os principais partidos.


No final de um debate que se estendeu por várias horas, a dissolução foi aprovada com 377 a favor da dissolução 54 contra a 20 abstenções.

A Constituição polaca exige uma maioria de dois terços para a aprovação deste tipo de decisões (pelo menos 307 dos 460 deputados da Diete) e estipula a dissolução automática do Senado, mesmo sem a câmara alta se pronunciar sobre o tema.

O Presidente Lech Kaczynski, irmão gémeo do primeiro-ministro, Jaroslaw Kaczynski, tem agora 45 dias para marcar o escrutínio, mas a imprensa polaca admite 21 de Outubro como a data mais provável.

Logo após a votação, o Presidente polaco anunciou a demissão de todos os ministros do Governo, com excepção do primeiro-ministro, uma medida destinada a evitar que a oposição (actualmente em maioria) votasse as moções de censura apresentadas contra cada um dos membros do Executivo. Espera-se agora a nomeação de um executivo de gestão até às legislativas.

A realização de eleições antecipadas tornou-se consensual em Varsóvia depois do fim da coligação entre a extrema-direita e os conservadores do partido Direito e Justiça (PiS), dos irmãos Kaczynski.

Sem maioria no Parlamento, Jaroslaw Kaczynski decidiu enfrentar as urnas a meio do actual mandato, convicto de que conseguirá a reeleição em Outubro, apesar da incerteza das sondagens.

Na oposição, tanto os liberais da Plataforma Cívica – até há poucas semanas dados como favoritos – como os sociais-democratas (SLD) há muito que exigiam eleições antecipadas, contestando o crescente isolamento internacional da Polónia, fruto das posições nacionalistas assumidas pelos gémeos Kaczynski, em particular no seio da União Europeia.

Marcadores/Tags:

#polónia #parlamento ano 2007

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal