Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Segunda-feira, 8 Agosto 2016 11:25

ITÁLIA
União Civil entre pessoas do mesmo sexo entra em efeito



No entanto os políticos de orientação católica fizeram a pressão esperada e conseguiram vetar a adoção por casais do mesmo sexo.


O projeto lei da União Civil entre pessoas do mesmo sexo subiu ao parlamento italiano depois de muita luta por parte das organizações LGBT mas também depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter confirmado as várias queixas apresentadas por casais do mesmo sexo, demonstrando não terem direitos legais no seu país.

Já no parlamento italiano o projeto só teve sucesso depois de ceder à pressão da direita conservadora e dos políticos católicos que exigiram a retirada da adoção do referido diploma. Outra consequência desta pressão foi que a lei é específica para casais do mesmo sexo não sendo equiparada em alguns detalhes ao casamento civil que continua exclusivo para casais de sexo oposto.

Lei entrou em efeito

Assim que a lei passou inúmeros pedidos de União Civil foram requisitados, mas foi preciso esperar quase 2 meses para a sua aplicação prática e o primeiro casal a dar o nó foram Elena Vanni e Deborah Piccini em 24 de Julho.

Depois de mais um passo ascendente nos degraus da luta pelos direitos das pessoas LGBT em Itália, a luta não termina mesmo porque é preciso correr atrás do preço da aprovação de um dos objetivos originais da lei, o direito às crianças poderem ser adotadas por casais do mesmo sexo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal