Pesquisa:
 

Domingo, 8 Agosto 2004 00:59

PORTUGAL
Portugueses divididos na igualdade de direitos para gays e lésbicas



Segundo uma sondagem divulgada pelo jornal Correio da Manhã de hoje, 55% dos portugueses são contra a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e 35% a favor (dada a legalização em breve do casamento em Espanha). Já no que toca à adopção a maioria dos que apoiam o casamento são a favor da legalização da adopção conjunta por dois homens (54%) ou por duas mulheres (61%) quando a criança é abandonada pelos pais biológicos.


Em termos regionais a zona do Grande Porto é a única região geográfica em há mais pessoas a favor (46%) do que contra (45%) o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em termos de grupos demográficos os resultados para o casamento civil são mais ou menos os esperados: a favor estão os mais novos (18-29 com 68%), o estrato socio-económico mais alto (45% a favor) e do contra os mais idosos (60 ou mais com 86% contra) e inactivos (75% contra). O meio urbano mostrou-se dividido (45% contra, 41% a favor), e os meios mistos rural/urbano mais conservadores com 63% contra e 32% a favor.

Em termos de opinião sobre o casamento civil tendo em conta o partido político: 46% dos eleitores do PS mostraram-se a favor e 45% contra, 70% dos eleitores do PSD mostraram-se contra e o PP destacou-se pelo elevado número de sem opinião: 24%.

Curiosamente as mulheres não fizeram grande distinção entre a adopção por dois homens ou por duas mulheres. Pelo contrário os homens marcaram essa diferença apoiando mais a adopção por duas mulheres. Da mesma forma os inquiridos no interior apoiam mais a adopção por duas mulheres (63% a favor) do que a entre dois homens (48% a favor).

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2004)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal