Pesquisa:
 

Domingo, 8 Julho 2007 15:06

PORTUGAL
Marcha LGBT na Baixa do Porto



“Porto sai do Armário!”. Apenas uma das muitas palavras de ordem que emergiram da marcha LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros), que ontem fez escorrer cor, música e reivindicação pelas ruas da baixa portuense.


Sob o epíteto «“Igualdade de Oportunidades”, a manifestação encetou na Praça da República e percorreu o Viaduto Gonçalo Cristóvão, exuberando uma efusividade à qual os muitos transeuntes não ficavam indiferentes. “Eu amo quem quiser, seja homem ou mulher”, exaltado em uníssono por cerca de 600 vozes, enquanto desciam a Rua de Sá Bandeira. Juntamente com cartazes reivindicativos, balões, bandeiras com as cores do arco-íris, apitos e o ritmo incessante expelido pelas colunas gigantes de um jipe negro descapotável, transformaram o quotidiano de um convencional sábado da Invicta.

A adesão não se limita à cidade ou até ao país. São inúmeros os estrangeiros que fizeram questão de marcar presença. Jean-Marc, 44 anos, veio da Suiça, movido pela curiosidade de presenciar uma marcha LGBT no Porto, após experiências anteriores em Lausanne e Paris. “Está muito alegre, só tenho pena que as pessoas estejam pouco libertas. Há poucos beijos e demonstrações de afecto”, referiu. Natasha Mota, co-organizadora, reconhece que ainda persiste algum pudor nesse aspecto, referindo que em Lisboa já há menos receio nas mostras de afeição pública. No entanto afirma-se convicta que a naturalidade vai surgir em pleno. “É apenas a segunda marcha. Com o tempo as coisas vão mudar”.

Já na Avenida dos Aliados, formou-se um quadrado humano a elevar cartazes a exigir igualdade de direitos, à medida que uma bandeira gigante colorida ia sendo erguida ao ritmo do troar de uma dezena de tambores. A leitura do manifesto foi coroada por uma salva de palmas, por parte dos participantes e pelas dezenas de portuenses que assistiam. “Acho que conseguimos passar às pessoas a nossa mensagem”, concluiu Natasha Mota.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal