Pesquisa:
 

Quinta-feira, 8 Junho 2006 12:02

SANTA SÉ
Vaticano critica Anglicanos sobre ordenação de mulheres a Bispo



O cardeal alemão Walter Kasper, que lidera o Conselho da Unidade Cristã do Vaticano, advertiu a Igreja Anglicana da Inglaterra de que ordenar mulheres a bispo tornará uma união entre ambas as religiões "inalcançável".


Kasper exortou o líder da Igreja Anglicana e arcebispo de Canterbury, doutor Rowan Williams, a não realizar a ordenação de mulheres sem o apoio das Igrejas Ortodoxa e Católica.

Para o cardeal, a ordenação de mulheres sacerdotes dentro da Igreja Anglicana levará a um "esfriamento" das relações com outras religiões cristãs.

"As mulheres bispos causarão um esfriamento mais sério e prolongado", acrescentou. "Sem identidade, nenhuma sociedade, e muito menos uma igreja, poderá sobreviver", disse Kasper.

O cardeal alemão se reuniu esta semana com bispos da Igreja da Inglaterra na localidade de Market Bosworth, no condado de Leicestershire.

Segundo o religioso, ainda que a Igreja Católica não rompa seus laços com os anglicanos, o tom do diálogo ecumênico "poderia mudar".

"O diálogo ecumênico, no verdadeiro sentido da palavra, tem como objetivo a restauração da Comunhão da Igreja em sua totalidade. Esta foi a pressuposição de nosso diálogo até agora, mas deixará de existir de forma real caso a ordenação de mulheres seja introduzida no ofício episcopal", ressaltou Kasper.

Sua postura foi vista por muitos dentro da Igreja Anglicana como um reflexo da "linha dura" adotada no Vaticano pelo papa Bento XVI.

No outono boreal, Williams planeja viajar ao Vaticano para uma série de reuniões com o Papa, como parte dos programas de diálogo da Comissão Internacional Anglicana-Católica Romana.

A Igreja Anglicana atravessa uma crise em nível internacional que poderia culminar em uma cisma, não só pela ordenação de mulheres a bispo, mas também por sua postura sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal