Pesquisa:
 

Sábado, 8 Maio 2010 12:47

LITUÂNIA
Marcha LGBT com bombas de fumo e violência



Os oponentes da primeira marcha do orgulho LGBT da Lituânia atiraram bombas de fumo e tentaram furar a barreira policial. A polícia teve de usar gás lacrimogéneo.


A marcha aconteceu em Vilnius este sábado e as bombas de fumo ficaram a duas centenas de metros dos participantes que incluíam diplomatas e eurodeputados. Cerca de 400 pessoas participaram no evento que aconteceu num parque na baixa da cidade isolado por um cordão policial.

Do outro lado da barricada cerca de 1000 pessoas juntaram-se numa contra-manifestação com muitas cruzes pelo meio e gritaram insultos. Alguns tentaram passar dos insultos à agressão física mas a polícia foi rápida na acção e usou gás lacrimogéneo para dispersar os arruaceiros.

Na mesma manhã um cocktail Molotov foi atirado contra uma ONG que ajudou a organizar o evento embora sem ter incendiado e sem danos pessoais.

A igreja católica tem feito uma forte campanha no país contra os direitos LGBT e uma sondagem recente mostra que dois terços da população estão contra a realização desta manifestação no centro da capital.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal