Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quinta-feira, 8 Fevereiro 2007 19:11

PORTUGAL
Maus tratos infantis com alta taxa de mortalidade



Os maus tratos infantis «são uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade e morbilidade nessa faixa etária», concluiu um estudo de investigadores da Universidade Fernando Pessoa e do Centro Mãe de Água, hoje divulgado em Braga, noticia a Lusa.


O estudo, realizado por Sónia Teixeira, Erin Cunha e Ana Sani, sublinha que «a criança é um indivíduo com menos recursos para aguentar e escapulir-se à violência».

«O impacto da violência directa ou indirecta sobre a criança vai depender de aspectos como o tipo de ofensa, as características prévias da criança e as percepções e interpretações da pós-vitimização», afirmam os autores.

O documento é um de entre as várias dezenas que estão a ser apresentados no Congresso sobre «Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias», promovido pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, que hoje começou em Braga com a presença de investigadores portugueses, brasileiros, espanhóis e americanos.

A iniciativa conta com a presença de Charles Buchanann Jr., administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Juiz Conselheiro Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, e de Maria Luísa Alonso, presidente do Instituto de Estudos da Criança.

O documento, cuja investigação decorreu com base na experiência do Centro de Acolhimento Mãe de Água, de Valongo, defende que, «quando se verifica uma situação de risco, a institucionalização - o internamento da criança - é uma alternativa possível, pois possibilita-lhe um maior desenvolvimento físico e mental».

Um outro estudo sobre «Juventude e Risco», elaborado por Norberto Martins, do Ministério da Justiça, evoca a legislação produzida em 1999, de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, e a Lei Tutelar Educativa, considerando que as duas «não podem estar de costas voltadas, pois, muitas vezes, as crianças com comportamentos delinquentes estão, elas próprias, numa situação de perigo».

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal